Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

De acordo com Brian Harley (2009), “da mesma forma que os canhões e os navios de guerra, os mapas foram as armas do imperialismo”. Considerando a articulação entre mapas e geopolítica, assinale a afirmativa correta.

No Brasil, é bastante conhecido o movimento separatista da região Sul, que buscou se separar do país e formar um estado nacional independente desde, pelo menos, o século XIX. Embora ainda não tenham conseguido lograr êxito em sua intenção, o desejo separatista se faz presente, ainda hoje, entre certos grupos gaúchos, catarinenses e paranaenses. Assinale, a seguir, a afirmativa que evidencia a contradição entre os argumentos apresentados pelos grupos separatistas e a charge.

Assinale, a seguir, a alternativa que identifica correta e respectivamente a estrutura representada, o processo geológico que
a origina e o nome da teoria à qual se associa.
A) Talude continental; processo de subducção; e, tectônica de placas.
B) Dorsal Mesoatlântica; movimento divergente; e, tectônica de placas.
C) Placa de Nazca; falhas transcorrentes; e, teoria da deriva continental.
D) Placa Sul-americana; correntes de convecção; e, teoria da deriva continental.

São considerados impactos do Toyotismo no mercado de trabalho, EXCETO:

Sobre os processos de globalização e mundialização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(  ) O fim da bipolaridade socialismo-capitalismo foi considerado, na época, como o início de uma era de grande paz social, harmonia política e prosperidade econômica.
(  ) O mundo multipolar que emergiu com o fim da bipolaridade foi marcado pelo estabelecimento de alianças militares, a exemplo do Pacto de Varsóvia e OTAN.
(  ) A despeito de a globalização da economia atingir todos os setores produtivos, aquele que ganhou mais dinamismo nesse processo foi o financeiro.
(  ) O fluxo de pessoas em movimento, na atualidade, supera em muito a circulação do capital financeiro em escala mundial.
(  ) A mundialização atual é marcada por uma grande contradição entre os fluxos de mercadorias, serviços, e produtos e o aumento da miséria, violência e desemprego.

A sequência está correta em

Políticas de Estado são ações que balizam as decisões econômicas, sociais, energéticas e ambientais de um país. Constituem-se em longo prazo, sendo garantidas por governos que se alternam, mas que mantêm os programas das políticas já implementadas.

Sobre as políticas de Estado para o setor energético no Brasil, considerando as últimas três décadas, assinale a afirmativa correta.

Sobre alguns dos movimentos destacados, assinale a afirmativa correta.

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Sobre a relação entre efeito estufa e aquecimento global, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por sistematizar informações científicas a respeito das mudanças climáticas, afirma que há 90% de certeza de que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem.”

PORQUE

II. “A partir da Revolução Industrial, o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono (CO₂). Nesse período, a concentração original de 280 ppm4 (partes por milhão) desse gás cresceu até os atuais 400 ppm5, intensificando, significativamente, o efeito estufa.”

Assinale a alternativa correta.

Considerando os princípios do raciocínio geográfico, bem como seus respectivos significados, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Localização.
2. Distribuição.
3. Diferenciação.
4. Extensão.
5. Analogia.

(   ) Busca compreender o modo como objetos, processos e fenômenos naturais e sociais se difundem pelo espaço.
(   ) Indica a delimitação da área de ocorrência de determinado fenômeno ou processo.
(   ) Indica a comparação entre diferentes áreas, processos e fenômenos.
(   ) Corresponde à posição geográfica de todo e qualquer fenômeno na superfície terrestre, indicada por um conjunto de sistemas de referências.
(   ) Refere-se às particularidades de cada área, que se articulam às variações do processo de ocupação e produção do espaço e da ocorrência de fenômenos naturais.

A sequência está correta em

Sobre a polêmica científica em torno do aquecimento global, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “Nem todos os cientistas que se dedicam ao estudo do clima acreditam que a ação humana seja a principal causa do aquecimento global. Um grupo de cientistas chamados de céticos ou negacionistas defende que as alterações climáticas, ao longo de milhares de anos, são cíclicas e estão ligadas à intensidade da atividade solar e à ocorrência das erupções vulcânicas, entre outros fatores.”

PORQUE

II. “Suas análises são utilizadas por governos de países que não querem assumir compromissos socioambientais relacionados às mudanças climáticas, como os Estados Unidos, e por corporações do setor petrolífero, diretamente ligadas às altas emissões de CO2.”

Assinale a alternativa correta.

Considerando o fenômeno representado, assinale a afirmativa INCORRETA.

O Sudão conquistou sua independência da Inglaterra em 1956 e, desde então, tem sido governado por regimes de orientação islâmica sediados em Cartum, a capital do país. O Sudão possui mais de 400 grupos étnicos com línguas e costumes próprios, sendo o árabe a única língua comum entre eles. Em 2011, esse país perdeu, aproximadamente, 25% de sua área com a independência do Sudão do Sul. E, desde 2003, a população sudanesa enfrenta um violento conflito interno, na região de Darfur.

Sobre o conflito em Darfur, assinale a afirmativa correta.

A partir de meados do século XX, observou-se nos países desenvolvidos o deslocamento do foco da produção em massa para a produção cada vez maior de bens, serviços e símbolos no âmbito da Terceira Revolução Industrial, o que levou à ampliação da “indústria do entretenimento”. A indústria do entretenimento pode ser caracterizada como qualquer atividade desempenhada no tempo livre dos trabalhadores e/ou com o intuito de diversão.

Sobre a indústria do entretenimento no contexto da Terceira Revolução Industrial, assinale a afirmativa correta.