Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

Três esferas condutoras – A, B e C, de raios RA, RB e RC, carregadas com cargas +5 μC, –2 μC e +3 μC, respectivamente, são colocadas, simultaneamente, em contato. Após alguns segundos, as esferas são separadas e verifica-se que a força de repulsão entre as esferas B e C, quando separadas por uma distância de 2,0 centímetros, é de 135 N. Sabendo-se que RA < RB < RC e que a esfera A tem quantidade de carga final igual a 1 μC, qual é a quantidade de carga adquirida pela esfera C após o contato?

Quando tomamos um choque elétrico, o corpo serve de caminho para a passagem de elétrons e essa corrente elétrica, dependendo da intensidade, pode causar contrações musculares, queimaduras e até matar. Alguns dispositivos, como a cerca elétrica, utilizam os choques elétricos para inibir a ação de criminosos. Uma cerca elétrica produz pulsos de corrente elétrica contínua de baixa intensidade, até 2 mA, o suficiente para gerar dor e contração muscular por um tempo de 0,01 segundos a cada 1,2 segundos o que evita que uma pessoa desatenta, que acabe encostando por acidente em uma cerca elétrica, fique presa a ela.

Sendo assim, uma pessoa que, por descuido, acabe encostando por 0,1 segundo em uma cerca elétrica como a mencionada receberá, no máximo, quantos elétrons?

A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:

I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.

II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.

III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.

IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.

Está correto o que se afirma em

Qual deve ser a velocidade aproximada do corpo, para que sua massa tenha o dobro do valor em relação à sua massa em repouso na Terra?

Mariana estava em seu quarto quando sua irmã Marcela entrou para entregar uma blusa que havia pegado emprestada na noite anterior. Mariana percebeu que, enquanto Marcela abria a porta espelhada do guarda-roupas, a imagem de um pôster que estava colado em uma parede e era refletida pelo espelho se movia. À medida que o espelho era rotacionado para que a porta fosse aberta, a imagem conjugada por ele se movia também.

Desse modo, se Marcela abrir a porta do guarda-roupa

com uma velocidade angular de , qual será a velocidade angular da imagem em relação ao objeto?

Newton estava brincando com seus bloquinhos em um plano inclinado e percebeu que, ao modificar a direção de aplicação das forças, o sistema atingia o equilíbrio com forças de intensidades diferentes. Considere que o esquema a seguir representa duas situações: na primeira, Newton aplicou uma força F1 paralela ao plano inclinado e, na segunda situação, ele aplicou uma força F2 perpendicular ao plano de modo que, em ambos os casos, o bloco m está na iminência de se mover.

Sendo μ o coeficiente de atrito estático entre o plano e o bloco, qual é a razão entre os módulos dessas forças?

Deseja-se aplicar uma força F verticalmente para baixo a fim de fazer com o que objeto fique em equilíbrio em uma posição
mais baixa. Sabendo-se que a posição natural das molas é de 1 metro, qual é o módulo da força F a ser aplicada para manter
o objeto em equilíbrio a 3 metros do teto?

Netuno é o planeta mais distante do nosso sistema solar, tem massa 16 vezes maior que a Terra e possui um total de 14 satélites naturais. A Terra, por sua vez, é o terceiro planeta mais próximo do Sol e possui apenas um satélite natural, a Lua, que orbita solitária a uma distância média de dT = 3,8 . 108 m, com um período de, aproximadamente, 28 dias. Considere que um dos satélites de Netuno tenha as mesmas características da Lua, nosso satélite natural. Qual deverá ser a distância média dN entre este satélite e Netuno para que seu período de translação se mantenha idêntico ao da Lua?

Uma partícula, inicialmente em repouso, desloca-se em linha reta, acelerando uniformemente a 3 m/s² durante 8 segundos.

Em seguida, sua aceleração é alterada, mantendo-se constante por um intervalo de tempo de 7 segundos, até que a partícula atinge a velocidade de 52 m/s, momento em que a aceleração passa a ser nula e ela segue em movimento retilíneo.

De acordo com a situação descrita, a distância percorrida por essa partícula durante os 12 primeiros segundos do movimento é um valor compreendido entre:

Sendo assim, se um objeto for solto em um dos polos do planeta, desprezando-se qualquer força resistiva que possa existir, qual será o tempo necessário para que este objeto chegue até o outro polo do planeta?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282