Considerando a normatização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), assinale, a seguir, o órgão responsável pela definição de suas Diretrizes Nacionais por meio da Resolução nº 01/2021.
Na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Novo Ensino Médio (NEM) permite, da mesma forma, que uma parcela da carga horária seja realizada no formato a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo, desde que haja suporte tecnológico – digital ou não – e pedagógico apropriado. Diante do exposto,
assinale, a seguir, a carga horária máxima que pode ser ofertada a distância nessa modalidade.
A reforma do ensino médio promoveu diversas alterações nessa etapa de terminalidade da educação básica; para acompanhar essas mudanças fez-se necessária a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, para que se adequassem aos novos formatos de oferta. Nesse processo, destaca-se uma mudança muito significativa, que é a organização do currículo em duas partes que se somam e que se articulam.
Considerando essa possibilidade, assinale, a seguir, a alternativa que representa corretamente essa articulação.
Na organização dos itinerários a serem ofertados no Novo Ensino Médio (NEM), os currículos devem compostos, indissociavelmente, da seguinte forma:
Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.
Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de: