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Baseado na NR 32, a higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos e obstétricos, serviços de tratamento intensivo, unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas deve ser de responsabilidade do:

Baseado na NR 31, os locais para refeição devem atender a requisitos básicos. De acordo com o exposto, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Boas condições de higiene e conforto. ( ) Capacidade para atender a todos os trabalhadores. ( ) Talheres gabaritados, limpos e higienizados. ( ) Balcão frigorífico para saladas e sobremesas. ( ) Mesas com tampos lisos e laváveis. ( ) Assentos em número suficiente. ( ) Água potável, em condições higiênicas. ( ) Armário para guardar objetos de uso pessoal e EPI’s. ( ) Depósitos de lixo, com tampas. ( ) Água limpa para higienização. A sequência está correta em

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA deverá conter, no mínimo, a seguinte estrutura, EXCETO:

As famílias da sociedade órfã

A família transformou-se em bode expiatório das mazelas de nossa sociedade. Crianças se descontrolam, brigam, desobedecem? Jovens fazem algazarras, bebem em demasia, usam drogas ilegais, namoram escandalosamente em espaços públicos? Faltou educação de berço. Como é bom ter uma "Geni" para nela atirar todas as pedras, principalmente quando se trata dos mais novos. Até o Secretário Estadual da Educação de São Paulo, em um artigo de sua autoria, para defender sua tese de que estamos vivendo em uma "sociedade órfã", inicia suas justificativas afirmando que "... a fragmentação da família, a perda de importância da figura paterna – e também a materna – a irrelevância da Igreja e da Escola em múltiplos ambientes geram um convívio amorfo". As escolas também costumam agir assim: quando um aluno é considerado problemático e indisciplinado, ou apresenta um ritmo de aprendizagem diferente do esperado pela instituição, a família é chamada para resolver o "problema". Vamos refletir sobre expressões usadas a respeito da família: "família fragmentada", "família desestruturada", "família disfuncional", "família sem valores" e outras semelhantes. Não lhe parece, caro leitor, que tais expressões apontam na direção de que a família decidiu entornar o caldo da sociedade? Não é a família que está fragmentada: é a vida. Hoje, os tratamentos médicos, o conhecimento, as metodologias, as relações interpessoais, as escolas, o Estado etc. estão fragmentados. Mesmo não sendo a família um agente passivo nesse contexto, é salutar lembrar que ela se desenvolve conectada ao clima sociocultural em que vive. A família não está desestruturada ou disfuncional: ela passa por um período de transição, com sucessivas e intensas mudanças, o que provoca uma redefinição de papéis e funções. Esse processo está em andamento, o que nos permite falar, hoje, não em família, mas em famílias, no plural, já que há grande diversidade de desenhos, dinâmicas etc. As famílias não estão sem valores: elas têm valores fortes, em sua maioria eleitos pelas prioridades que a sociedade determina. O consumo é um deles: as famílias não decidiram consumir cada vez mais, foi o sistema econômico que apontou esse valor para elas. Há problemas com a escola, sim: ela tem ensinado sem educar devido, principalmente, à primazia do conteúdo – que insisto em dizer que não é conhecimento –, às políticas públicas adotadas e à ausência de outras, prioritárias. Por isso, a escola tem tido um papel irrelevante na formação dos mais novos. Há famílias em situações de risco e fragilidade? Há. A escola perdeu sua importância na socialização de crianças e jovens? Sim. Mães e pais podem estar mais ocupados com suas vidas do que com os filhos? Sim. Mas isso ocorre porque as ideologias socioculturais da juventude, do sucesso e da instantaneidade ganharam grande relevância, e não há políticas públicas – de novo – que busquem equilibrar tal contexto. E, mesmo assim, têm sido as famílias a instituição protetora dos mais novos! A sociedade não precisa, tampouco demanda, que o Estado exerça a função de babá, de pai ou de mãe. Ela necessita que o Estado reconheça, na prática, que as famílias e a escola dependem de ações públicas de apoio ao seu pleno desenvolvimento e que garantam os seus direitos. (Rosely Saião. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/roselysayao/2....)

“Não lhe parece, caro leitor, que tais expressões apontam na direção de que a família decidiu entornar o caldo da

sociedade?" (4º§) O trecho sublinhado apresenta-se entre vírgulas porque trata-se de

Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal a pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de

As normas regulamentadoras NR 15 e NR 16 dispõem, respectivamente, sobre:

São considerados riscos físicos, químicos e biológicos, consecutivamente:

De acordo com a NR4, a jornada de trabalho diária do médico do trabalho para as atividades dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT é de:

Conforme dispõe a NR 32 sobre resíduos cabe ao empregador capacitar, inicialmente e de forma continuada, os trabalhadores nos seguintes assuntos: I.Segregação, acondicionamento e transporte dos resíduos. II.Definições, classificação e potencial de risco dos resíduos. III.Sistema de gerenciamento adotado internamente no estabelecimento. IV.Formas de organizar e sanar a geração de resíduos. V.Conhecimento das responsabilidades e de tarefas. VI.Reconhecimento dos símbolos de identificação por tipos, periculosidade, volumes, insalubridade e agrupamentos dos mesmos. VII.Conhecimento sobre a utilização dos veículos de coleta. VIII.Orientações quanto ao uso, manutenção, reutilização e higienização de equipamentos de proteção individual e coletivo. Estão corretas as alternativas

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