Art. 26 - Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. § 3º - A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I. Que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física. II. Que tenha prole. III. Que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a quatro horas. IV. Maior de dezoito anos de idade. Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, está correto o que se afirma em:
Art. 27 - Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: ( ) Orientação para o trabalho. ( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse pessoal, aos direitos e deveres individuais, de respeito ao bem próprio. ( ) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais. ( ) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento. Em consonância com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, indique se as alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
Observe: I. Linguagens. 1. História. II. Matemática. 2. Geografia. III. Ciências da Natureza. 3. Arte. IV. Ciências Humanas. 4. Educação Física. Em consonância com a Resolução n.º 7 MEC/CEB – 14/12/2010, assinale a alternativa que faz a relação correta entre as duas colunas (componente curricular e área do conhecimento):
“[...], ao contrário, trouxe o mundo social para dentro da escola, herança maravilhosa que nos deixou. Foi um dos primeiros a reiterar a importância do trabalho do aprendiz e, como Dewey, o papel educativo de desenvolver projetos com os alunos como, por exemplo, escrever, imprimir e distribuir um jornal escolar. [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 28). A qual educador o texto se refere?