Sobre o processo de manejo de conflito e suas interações,
correlacione a técnica com sua descrição de solução e,
em seguida, assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta.
Coluna A
1- Alteração de variáveis humanas.
2- Alteração de variáveis estruturais.
3- Resolução de problemas.
4- Suavização.
5- Não enfrentamento.
6- Metas superordenadas.
Coluna B
( ) Propõe a mudança na estrutura formal da
organização e nos padrões de interação entre as
partes conflitantes, por meio de redesenho de
atribuições, criação de posições coordenadas,
transições de área etc..
( ) Propõe minimizar as diferenças entre as partes
conflitantes ao enfatizar seus interesses comuns.
( ) Utiliza-se de técnicas de mudança comportamental,
como treinamento em relações humanas, a fim de
modificar atitudes e comportamentos que provocam
conflitos.
( ) Deve-se suprimir o conflito ou evadir-se dele.
( ) Promove encontros entre as partes confiantes com o
propósito de identificar o conflito e resolvê-lo por
meio de uma discussão aberta.
( ) Cria objetivos que não podem ser atingidos sem a
participação das partes conflitantes.
Trata-se do estudo das medidas do corpo humano. Estas medidas são altamente diversificadas e, uma vez documentadas, orientam para o uso correto de ações humanas no trabalho e em todas as atividades cotidianas. É correto afirmar que a referida descrição diz respeito ao(à)
É o documento que se caracteriza pela apresentação dos procedimentos e resultados gerados pelo processo de avaliação psicológica, pelos descritivos de encaminhamento, prognóstico, diagnóstico e a evolução do caso, além da orientação e sugestão de projeto terapêutico. Deve ainda conter, se necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se apenas a repassar informações necessárias relacionadas à demanda, à solicitação ou à petição. É correto afirmar que tal descrição representa a
O conceito de normal e patológico é relativo. No entanto, considerando que as doenças mentais definem-se a partir do grau de perturbação da personalidade, dizer que os distúrbios de aspectos da personalidade, em que a capacidade do pensamento permanece íntegra, as relações afetivas ainda são estabelecidas, mas a relação com o mundo encontra-se alterada, significa tratar-se, dentro do contexto da abordagem psicológica, de um quadro de
Leia, abaixo, algumas ações no ambiente de trabalho.
1- Participar: significa envolver pessoas de todos os
níveis de responsabilidade na tomada de decisão.
2- Confiar: proporcionar a redefinição de serviços e
sistemas, dando às pessoas mais liberdade no
trabalho.
3- Recompensar: criar sistemas de premiação que
sejam justos, relevantes e contingentes ao
desempenho no trabalho.
4- Poder de reação: tornar o ambiente mais agradável
e capaz de atender às necessidades individuais.
Diante do exposto, é correto afirmar que tais ações
refletem
Trata-se da capacidade de controlar o comportamento de outrem porque a pessoa quer se identificar com a fonte de poder. Assim, o subordinado obedece ao gestor porque quer se comportar, perceber ou acreditar naquilo que o gestor faz. Isso ocorre porque o subordinado, de certa forma, quer evitar que algo interfira no relacionamento harmonioso entre ele e esse gestor ou considera que seu avanço na carreira depende de fazer as coisas do jeito do gestor. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a forma de poder descrita.
A transformação do conhecimento acessível é um
processo contínuo e veloz, atentando para preocupações
com o indivíduo e para a necessidade constante da busca
de fatores emocionais. Inovar com ferramentas de
gerenciamento do conhecimento impõe mudanças nos
perfis profissionais nas empresas e na maneira de encarar
o trabalho. Dessa forma, o psicólogo deve, também,
enquanto consultor,
I. ser um agente com entendimento do negócio, ter
visão de concorrência e obter conhecimento de
tecnologia disponível, acompanhando a gestão do
conhecimento.
II. estar atento às competências essenciais da
instituição como empreendedorismo, visão
sistêmica, foco em resultados e no trabalho em
equipe, além de sempre fomentar o
comprometimento com missão e valores e promover
a vontade política e a determinação.
III. compreender que o capital intelectual não é
prioridade na implementação de novos modelos de
gestão, mas sim é uma contrapartida para as
disputas de mercado, considerando que quem tem o
poder do conhecimento permanece no processo de
globalização.
É correto o que está contido em
Pesquisas voltadas para estudos de grupos e equipes de trabalho sugerem que o atingimento de alto desempenho por grupos demande que duas necessidades importantes sejam satisfeitas. De um lado, necessita-se da iniciação, busca de dados, da prestação de informações, do esclarecimento e da sumarização. Do outro lado, necessita-se do encorajamento, da harmonização, dos processos padronizados, de acompanhamento e da limitação de controle, de forma a proporcionar, aos envolvidos, possibilidades de protagonizar seu trabalho. É correto afirmar que as características acima descritas referem-se às necessidades de
Na psicopatologia do trabalho, entende-se que os
trabalhadores, na sua maioria, conseguem, apesar dos
constrangimentos, preservar o equilíbrio psíquico e
manter-se na normalidade. No entanto, o(a)
I. “equilíbrio” seria o resultado de uma regulação que
se dá por meio de estratégias defensivas especiais
elaboradas pelos trabalhadores.
II. “sofrimento”, quando ocorre, é, então, uma lacuna
que se abriu para a luta entre a sanidade e a loucura
(borderline).
III. “normalidade”, conservada a força, ainda está
distante do sofrimento, pois o sofrimento primário na
organização demanda outros fatores não
relacionados às condições de trabalho.
É correto o que está contido em
Sabe-se que adultos retêm apenas 10% do que ouvem,
após 72 horas. Entretanto, serão capazes de lembrar de
85% do que ouvem, veem e fazem, após o mesmo prazo.
Sabe-se, ainda, que as informações mais lembradas são
aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula
ou palestra. Dessa forma, na Andragogia, conhecer as
peculiaridades da aprendizagem e criar métodos didáticos
adequados são premissas no ensino com adultos. Assim,
racionalizar a ação educativa, antecipando o delineamento
dos acontecimentos que vão ocorrer em sala de aula,
evitando-se a improvisação e a rotina, refere-se ao(à)