Acerca de impactos ambientais provocados pelo ser humano e pelas atividades antrópicas no meio ambiente, julgue o item subsequente.
A formação de areais é o maior impacto ambiental que atinge o Pantanal brasileiro atualmente.
Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue o item subsecutivo.
Com o início efetivo da colonização, grandes extensões da Mata Atlântica, no Nordeste brasileiro, foram predominantemente substituídas pela cultura cafeeira.
Política ambiental constitui o conjunto de normas, leis e ações públicas que visam à preservação do meio ambiente em um dado território. No que se refere à política ambiental brasileira, julgue o item a seguir.
As florestas nacionais estão entre as categorias de unidades de conservação de proteção integral previstas na legislação.
Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.
As competências e habilidades a serem desenvolvidas na temática cartografia se concentram no eixo investigação e compreensão.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.
A ocupação desordenada das áreas litorâneas, com urbanização, uso turístico e construção de infraestruturas como estradas e portos, têm intensificado processos erosivos e de impactos negativos ao meio ambiente.
Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.
O clima tropical da Zona da Mata alagoana em associação com o relevo e o solo massapê são fatores naturais que possibilitam o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar nesse estado.
A formação socioespacial da agropecuária de Alagoas é um processo histórico marcado por vários ciclos econômicos, iniciando-se com o pau-brasil, o algodão e passando pela pecuária e cana-de-açúcar. Considerando essas informações, julgue o item seguinte, referente à agroindústria alagoana.
A rede ferroviária, assim como a rede rodoviária do estado de Alagoas, é comumente utilizada para o transporte de açúcar e álcool das usinas produtoras para outros estados brasileiros e para os portos exportadores de Maceió, Salvador e Recife.
No que se refere à população do estado de Alagoas, julgue o item subsequente.
O processo de urbanização no estado de Alagoas, cuja população tem apresentado um crescimento acelerado, pode ser relacionado a um fenômeno conhecido como macrocefalia urbana.
Considerando as informações apresentadas e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o item subsequente, relativos à economia do estado de Alagoas.
A produção em larga escala de tabaco na microrregião de Arapiraca, no sertão alagoano, desde a década de 90 do século passado, tem atraído a instalação de diversas indústrias que produzem cigarros, charutos e fumo de rolo nessa microrregião.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
No ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito e objeto está voltada aos aspectos avaliativos.
Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.
De acordo com a concepção construtivista, a ação didática pode ser estabelecida a partir da Internet, importante ferramenta da atual era das tecnologias da informação e comunicação capaz de auxiliar o entendimento dos estudantes a respeito da ação do homem no espaço.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.
Os processos de urbanização e metropolização dos países subdesenvolvidos ocorreram posteriormente aos dos países desenvolvidos, em meados do século XX, de forma intensa e planejada.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.
O texto aborda o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos, qual seja, o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões.
Em uma aula de geografia, os estudantes fizeram três perguntas ao professor. A primeira questionava o interesse do Brasil em integrar o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a segunda pedia que o professor elencasse as áreas nas quais a América Latina recebe investimentos da China e a terceira tratava do impacto das indústrias das potências centrais e dos países emergentes no meio ambiente global.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma resposta dada pelo professor de geografia às questões formuladas pelos estudantes. Julgue o item quanto à correção das respostas apresentadas pelo professor.
Assim como as indústrias da Rússia, da China, da Índia, dos Estados Unidos da América, da União Europeia e do Japão, as indústrias brasileiras compõem o setor da economia do país que mais emite gases de efeito estufa na atmosfera.
Determinadas transformações do sistema capitalista mundial resultam da revolução tecnológica das últimas décadas do século XX e do início do século XXI. A esse respeito, julgue o item subsequente.
A revolução tecnológica disseminou, na década de 80 do século XX, o modelo toyotista, ou pós-fordista, de produção, o qual flexibilizou a organização do trabalho substituindo o parcelamento de tarefas, típico do fordismo, pelo trabalho em equipe.