Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Acerca de impactos ambientais provocados pelo ser humano e pelas atividades antrópicas no meio ambiente, julgue o item subsequente.

A formação de areais é o maior impacto ambiental que atinge o Pantanal brasileiro atualmente.

Com relação à exploração de recursos naturais pelos seres humanos, julgue o item subsecutivo.

Com o início efetivo da colonização, grandes extensões da Mata Atlântica, no Nordeste brasileiro, foram predominantemente substituídas pela cultura cafeeira.

Política ambiental constitui o conjunto de normas, leis e ações públicas que visam à preservação do meio ambiente em um dado território. No que se refere à política ambiental brasileira, julgue o item a seguir.

As florestas nacionais estão entre as categorias de unidades de conservação de proteção integral previstas na legislação.

Considerando as competências e as habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de geografia, julgue o item que se segue.

As competências e habilidades a serem desenvolvidas na temática cartografia se concentram no eixo investigação e compreensão.

Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

A ocupação desordenada das áreas litorâneas, com urbanização, uso turístico e construção de infraestruturas como estradas e portos, têm intensificado processos erosivos e de impactos negativos ao meio ambiente.

Considerando a representação precedente, que mostra a divisão das microrregiões do estado de Alagoas, julgue o item subsequente, no que se refere à distribuição geográfica dessas microrregiões e às características climáticas desse estado.

O clima tropical da Zona da Mata alagoana em associação com o relevo e o solo massapê são fatores naturais que possibilitam o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar nesse estado.

A formação socioespacial da agropecuária de Alagoas é um processo histórico marcado por vários ciclos econômicos, iniciando-se com o pau-brasil, o algodão e passando pela pecuária e cana-de-açúcar. Considerando essas informações, julgue o item seguinte, referente à agroindústria alagoana.

A rede ferroviária, assim como a rede rodoviária do estado de Alagoas, é comumente utilizada para o transporte de açúcar e álcool das usinas produtoras para outros estados brasileiros e para os portos exportadores de Maceió, Salvador e Recife.

No que se refere à população do estado de Alagoas, julgue o item subsequente.

O processo de urbanização no estado de Alagoas, cuja população tem apresentado um crescimento acelerado, pode ser relacionado a um fenômeno conhecido como macrocefalia urbana.

Considerando as informações apresentadas e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o item subsequente, relativos à economia do estado de Alagoas.

A produção em larga escala de tabaco na microrregião de Arapiraca, no sertão alagoano, desde a década de 90 do século passado, tem atraído a instalação de diversas indústrias que produzem cigarros, charutos e fumo de rolo nessa microrregião.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

No ensino da geografia, a atividade construtiva entre sujeito e objeto está voltada aos aspectos avaliativos.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

De acordo com a concepção construtivista, a ação didática pode ser estabelecida a partir da Internet, importante ferramenta da atual era das tecnologias da informação e comunicação capaz de auxiliar o entendimento dos estudantes a respeito da ação do homem no espaço.

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.

Os processos de urbanização e metropolização dos países subdesenvolvidos ocorreram posteriormente aos dos países desenvolvidos, em meados do século XX, de forma intensa e planejada.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item seguinte acerca da dinâmica populacional.

O texto aborda o maior problema socioespacial dos países subdesenvolvidos, qual seja, o quantitativo demográfico localizado na Ásia, África e América Latina, que constitui obstáculo ao desenvolvimento dessas regiões.

Em uma aula de geografia, os estudantes fizeram três perguntas ao professor. A primeira questionava o interesse do Brasil em integrar o grupo BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a segunda pedia que o professor elencasse as áreas nas quais a América Latina recebe investimentos da China e a terceira tratava do impacto das indústrias das potências centrais e dos países emergentes no meio ambiente global.

Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma resposta dada pelo professor de geografia às questões formuladas pelos estudantes. Julgue o item quanto à correção das respostas apresentadas pelo professor.

Assim como as indústrias da Rússia, da China, da Índia, dos Estados Unidos da América, da União Europeia e do Japão, as indústrias brasileiras compõem o setor da economia do país que mais emite gases de efeito estufa na atmosfera.

Determinadas transformações do sistema capitalista mundial resultam da revolução tecnológica das últimas décadas do século XX e do início do século XXI. A esse respeito, julgue o item subsequente.

A revolução tecnológica disseminou, na década de 80 do século XX, o modelo toyotista, ou pós-fordista, de produção, o qual flexibilizou a organização do trabalho substituindo o parcelamento de tarefas, típico do fordismo, pelo trabalho em equipe.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282