Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Os seres vivos citados no ecossistema hipotético mantêm entre si uma relação de predatismo, a qual é intraespecífica e harmônica.
A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue o próximo item.
Enquanto houver aumento do potencial biótico da população de herbívoros em um ecossistema constituído por produtores, consumidores e decompositores, haverá crescimento real dessa população.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
Na visão construtivista, a habilidade didática deve ser plenamente favorecida, em detrimento da competência disciplinar.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A teoria comportamentalista baseava-se em ideias de condicionamento operante e na taxonomia dos objetivos educacionais.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
O uso de equipamentos audiovisuais associado às aulas expositivas pode tornar o processo educativo mais dinâmico e produtivo.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.
O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.
O uso de TIC como recursos metodológicos possibilita ao professor abordar os conteúdos de forma mais dinâmica, oferecendo aos estudantes diversas opções de assimilação dos temas discutidos.
No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.
Um estudante de biologia do ensino médio deve ser capaz de empregar os sistemas de classificação zoológica atualmente aceitos para classificar os animais.
Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.
O pictograma representado pelo número 4 indica a presença de eletricidade de alta-voltagem.