Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue o item seguinte.
As causas da apneia do sono incluem a obstrução das vias aéreas superiores ou danos à regulação do controle respiratório do sistema nervoso central.
Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.
As proporções 1:1, 3:1 e 1:2:1 indicam herança monogênica e se baseiam na segregação igual em um heterozigoto.
Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.
Infere-se que “a dispersão de genes” mencionada no texto pode ocorrer por transferência dos genes das plantas geneticamente modificadas para outras espécies por meio de reprodução assexuada.
A respeito da interação entre seres vivos e de ecossistemas no Brasil, julgue o próximo item.
Um ecossistema que apresente árvores com folhas decíduas, plantas com poucas folhas e muitos espinhos, répteis como a cascavel e aves como o carcará pode ser encontrado na caatinga brasileira.
Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.
O modelo de ensino construtivista desenvolvido por Piaget defende que o professor deve dar informações como fonte de motivação, valorizando a competência disciplinar.
Considerando o texto apresentado e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsequente.
A colocação do aluno diante de problemas e a valorização da aprendizagem pela experimentação e descoberta são características do cognitivismo.
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
Os constantes avanços das tecnologias têm garantido a intensa participação dos alunos em atividades práticas em laboratórios e em salas de aula em razão do fácil acesso aos recursos computacionais e de laboratório.
No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.
Em sala de aula, o professor deve utilizar diversos instrumentos para avaliar a qualidade dissertativa, descritiva ou explicativa de uma resposta do estudante.
No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.
Um estudante de ensino médio deve ser capaz de descrever características dos seres vivos observados a olho nu, dada a dificuldade em manter microscópios nos laboratórios das escolas, o que impede a abordagem das características microscópicas dos seres vivos.
Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.
O pictograma indicado pelo número 5 é utilizado em frascos de reagentes que contêm substâncias tóxicas como o metanol.
Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue o item a seguir.
A estrutura indicada pelo número 3 representa o retículo endoplasmático, que, além de ser composto por vesículas e túbulos intercomunicantes, é bem desenvolvido em células que secretam hormônios esteroides, como as células hepáticas.
A respeito de microscopia, julgue o item que se segue.
O microscópio óptico, também chamado de microscópio de luz, possibilitou o descobrimento de células e a elaboração da teoria de que todos os seres vivos são constituídos por células.
A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.
O Aedes aegypti, mosquito vetor do vírus da febre amarela, é um dos integrantes da ordem Díptera, que se caracteriza pela presença de dois pares de asas membranosas e estreitas.
Os estudos de fisiologia podem auxiliar na explicação de fatores físicos e químicos responsáveis pela origem, pelo desenvolvimento e pela progressão da vida. Com relação à fisiologia humana, julgue o item seguinte.
Entre os princípios básicos das funções da circulação sanguínea inclui-se o fato de a pressão arterial poder ser controlada de modo dependente do fluxo sanguíneo local.
Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.
O nucleossomo é formado por um filamento de DNA que envolve um octâmero de histonas, entre as quais a H2, presente no centro da hélice da cadeia DNA-nucleossomo para agir como estabilizadora da molécula.