Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.

Os primeiros organismos vivos foram protocélulas, unidades autônomas delimitadas por membranas e organização funcional complexa que permitia a atividade essencial de autorreplicação.

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

Os coanócitos são células ciliadas que constituem a estrutura corpórea das esponjas e são responsáveis por capturar e realizar a fagocitose de partículas alimentares trazidas pela água.

A classificação dos organismos vivos em cinco reinos tem como base as características desses seres e objetiva agrupar as espécies de determinado reino de acordo com caracteres específicos. Acerca desse assunto e da diversidade da vida, julgue o item que se segue.

A taxonomia evolutiva tradicional e a sistemática filogenética ou cladista são teorias utilizadas para reconhecer e ordenar grupos taxonômicos.

Considerando essa afirmação, julgue o próximo item, a respeito da genética.

A ciência da genética começou com o trabalho dos austríacos Watson e Crick quando da publicação do resultado de seus experimentos referentes aos cruzamentos entre linhagens de ervilhas.

Tendo o texto apresentado anteriormente como referência e considerando que, em um ecossistema hipotético, existam plantas geneticamente modificadas, plantas silvestres, animais herbívoros e carnívoros, insetos, como formigas e abelhas, e microrganismos decompositores, julgue o item a seguir.

Os seres vivos referidos no texto são autótrofos e podem agir como produtores no ecossistema hipotético proposto.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos relacionados ao ensino, julgue o seguinte item.

A capacidade de definir metas específicas a serem atingidas em cada aula é uma competência disciplinar importante para professores de biologia.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

Ao apresentar um espécime ou demonstrar um fenômeno aos alunos durante uma aula prática, o professor se utiliza de uma modalidade didática que, embora possibilite aos alunos adquirirem habilidades de manuseio, preparo e realização de experimentos, é limitada por não desafiar a imaginação e o raciocínio dos estudantes.

Considerando as diversas modalidades didáticas utilizadas no ensino de biologia, julgue o item que se segue.

A técnica de mapas conceituais consiste na elaboração de diagramas representando conceitos e as suas correlações.

A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.

Sendo a biologia uma área de estudo investigativa, atividades práticas como coleta de material biológico no campo podem ser empregadas como uma importante ferramenta para seu ensino.

No que se refere à avaliação da aprendizagem em biologia, julgue o item a seguir.

Métodos de avaliação como a aplicação de provas ao término dos módulos temáticos são úteis como função formativa, pois permitem avaliar o conhecimento prévio dos alunos e constatar dificuldades refletidas na aprendizagem.

O emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem ocupado um papel cada vez mais relevante nas práticas pedagógicas, como no ensino de biologia. Considerando as diferentes tecnologias disponíveis e o seu papel no processo ensino-aprendizagem, julgue o item que se segue.

A construção de blogs com temas biológicos pelos alunos é uma ferramenta de estimulação para que colham e interpretem informações, busquem imagens e reportagens para postar, leiam, cheguem a conclusões e emitam opiniões.

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.

Situação hipotética: Durante uma aula para estudantes do ensino médio sobre vacina contra febre amarela, o professor abordou os tipos de anticorpos presentes na vacina, a cobertura vacinal e as reações cruzadas com outros antígenos presentes em outros vírus da mesma família. Assertiva: De acordo com os parâmetros curriculares, a aula desse professor está adequada ao público-alvo, pois o estudante de ensino médio deve ser capaz de entender os mecanismos envolvidos na resposta do organismo aos diferentes tipos de vacinas contra agentes infecciosos.

Um laboratório é um ambiente potencialmente perigoso e saber interpretar os pictogramas de alerta presentes em frascos de reagentes e em equipamentos presentes nesse ambiente é fundamental para o desenvolvimento adequado das atividades. Considerando os pictogramas precedentes, julgue o item subsecutivo.

Pictogramas como o indicado pelo número 2 devem ser representados na cor preta sobre fundo verde para indicar situação de perigo.

Com base na figura apresentada, que ilustra uma célula eucarionte, julgue o item a seguir.

Substâncias como glicose e alguns aminoácidos podem penetrar nas células eucarióticas através da membrana por difusão facilitada, sem gasto de energia, sendo a difusão processada a favor de um gradiente com o auxílio de uma molécula transportadora ou permeasse.

Com relação ao processo evolutivo de organismos vivos, julgue o item subsequente.

A especiação resultante do surgimento de barreiras reprodutivas entre populações geograficamente separadas é denominada especiação simpátrica ou geográfica e pode ocorrer por meio de especiação por vicariância ou do efeito do fundador.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282