Julgue o item seguinte, com relação aos materiais utilizados na restauração de bens culturais.
Cera de abelha, resinas, óleos de origem vegetal e parafina podem ser usados como impermeabilizantes em obras pétreas para impedir o acesso de água a essas obras.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Evitar agentes de deterioração e suas fontes, bloquear o acesso e o caminho dos agentes, detectar a presença dos agentes, responder/combater os agentes e recuperar os efeitos dos agentes são as fases que devem ser consideradas no plano de gestão de riscos; entre elas, responder/combater os agentes destaca-se como a mais importante.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
A área de quarentena para inspeção de pragas ou mofos deve ser restrita às peças recém-adquiridas pela instituição.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
As caixas, além de oferecer um suporte estrutural, permitem a proteção do acervo contra agentes externos como poluição, luz e danos mecânicos.
Acerca da teoria e da história da restauração de bens culturais móveis e integrados, julgue o item a seguir.
Considera-se bens integrados tudo que, fixado na arquitetura, integre o monumento, de maneira que sua retirada cause dano ao imóvel ou crie lacuna.
No que concerne às teorias da restauração desenvolvidas por pensadores da área, julgue o item que se segue.
Ruskin era representante da teoria romântica — ou restauração romântica — e defendia a intocabilidade do monumento degradado.
Com relação às cartas patrimoniais, julgue o item seguinte.
A Carta de Veneza foi elaborada com base na teoria do restauro científico.
Acerca de aspectos históricos da restauração, julgue o item subsequente.
As bases da restauração contemporânea foram estabelecidas no século XIX, sob a perspectiva de mudanças e evoluções ocorridas na época.
Em resultado de parcerias entre o GCI (Getty Conservation Institute) e outras instituições americanas, foi publicada, na década de 90 do século passado, uma série de diretrizes para o diagnóstico de conservação em museus. Desde então, tanto museus quanto outras instituições no Brasil têm se baseado nesse modelo para verificar a situação de suas coleções. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, a respeito da avaliação e diagnóstico de bens móveis.
No diagnóstico de conservação deve haver integração entre edifício, coleções e questões organizacionais.
Julgue o item que se segue, relativo a técnicas, materiais e procedimentos de intervenção em bens móveis e integrados.
A desinfestação de têxteis, a dessalinização de cerâmicas, a desacidificação de papel, a desidratação de materiais arqueológicos úmidos, a estabilização de metais corroídos e a consolidação de pinturas de murais são exemplos de conservação curativa.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
O conservador/restaurador deve esgotar todas as possibilidades relativas à conservação preventiva antes de intervir em quaisquer bens culturais.
Toda a atuação do conservador/restaurador deve ser orientada pelo absoluto respeito ao valor e ao significado estético e histórico, bem como à integridade física dos bens culturais que lhe sejam afetos.
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER).
Código de ética do conservador/restaurador, 2013 (com adaptações).
Considerando os princípios éticos da profissão de conservador/restaurador, julgue o item subsequente.
É obrigação do conservador/restaurador realizar intervenções que impeçam outras opções de tratamentos no futuro, com vistas a evitar gastos de mais recursos públicos com a restauração do mesmo bem.
A respeito do plano de gestão de riscos para a conservação de artefatos, coleções e acervos, julgue o item a seguir.
Os métodos utilizados por museus para reduzir os riscos ao patrimônio podem ser classificados em uma destas cinco fases da gestão de riscos ao patrimônio: identificar, bloquear, detectar, responder e recuperar.
Em um museu, uma peça de acervo pode passar por numerosas situações: pode ficar acondicionada, pode ser consultada, pode compor uma exposição, pode ser cedida em empréstimo e transportada para outra instituição. Cada uma dessas situações requer medidas do ponto de vista da conservação. Com relação aos parâmetros para conservação de acervo, julgue o item subsequente.
Embalagens protetoras, como caixas ou pastas, são necessárias apenas no caso de transporte do acervo para outro edifício.
Julgue o item a seguir, relativo ao acondicionamento de acervos de documentos.
A acidez do material da embalagem que envolve o documento pode causar mudança de cor do papel e aceleração do seu processo de degradação.