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Q737207

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.

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Q737187

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

O samba do Rio de Janeiro, por ser uma das tradições culturais afro-brasileiras mais difundidas e emblemáticas, recebeu o registro de patrimônio cultural do Brasil na onda nacionalista do Estado Novo, que buscava por símbolos nacionais de democracia racial.

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Q737194

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

A dificuldade de se estabelecer um patrimônio coeso e representativo no Brasil deve-se ao fato de este ser um país jovem, formado no bojo da globalização econômica, e que recebeu grandes fluxos migratórios, o que inviabilizou a estabilização de um povo dotado de tradições.

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Q737199

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

Na década de 30 do século XX, a etnografia e a constituição do patrimônio cultural já eram políticas de Estado no Brasil: coordenada por Mário de Andrade, a missão folclórica de 1938, por exemplo, coletou, entre outros materiais, o praiá pankararu.

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Q737202

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

O sistema agrícola do Alto Rio Negro utiliza-se de conhecimento tradicional para a geração de uma enorme variedade de mandiocas.

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Q737214

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O reconhecimento de bens culturais indígenas como patrimônio cultural brasileiro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento socioeconômico do grupo tradicional por meio de sua assimilação à sociedade nacional.

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Q737198

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.

O contato de povos ameríndios com agentes do Estado propicia a descoberta de uma etnicidade já estabelecida e que é sistematizada e protegida pelos indigenistas.

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Q737201

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

O papel do antropólogo no registro de bens culturais está limitado aos aspectos culturais, uma vez que o registro de fatores relacionados ao meio ambiente é de responsabilidade técnica de biólogos, geógrafos e geólogos.

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Q737213

Um grupo indígena realiza uma celebração que engloba atividades de canto, dança, grafismo, artesanato e comensalidade. Tal celebração foi prestigiada por segmentos não indígenas da região e o grupo passou a ser convidado para apresentar parte de seus rituais como atração nas comemorações oficiais do município onde vive. Em decorrência disso, a secretaria de cultura do município solicitou ao IPHAN o registro dos ritos desse grupo como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Celebrações.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Na situação hipotética, a solicitação feita pela secretaria de cultura municipal será indeferida pelo IPHAN, pois somente a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) pode representar um grupo indígena junto a outras instâncias do governo federal.

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Q737162

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

Segundo Émile Durkheim, religião e igreja são instituições distintas e separáveis, pois a religião é algo eminentemente coletivo, enquanto a igreja é uma comunidade moral circunscrita a fiéis e sacerdotes.

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Q737206

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

Os estudos de Pierre Bourdieu sobre estratificação social não contemplam questões de patrimônio cultural, o que o torna datado para se pensar questões de hierarquia na seleção dos bens patrimoniáveis no Brasil.

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Q737193

No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue o item a seguir.

A patrimonialização limitada a edificações do período colonial representava uma dominação de certa elite sobre a política de memória do país, o que foi superado a partir da criação da categoria de patrimônio imaterial, que representou uma efetiva democratização social e territorial da política patrimonial no Brasil.

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Q737161

Quanto à antropologia da religião, julgue o item subsecutivo.

De acordo com Émile Durkheim, as religiões existem para satisfazer a uma necessidade humana, e, apesar de serem passíveis de hierarquização (entre mais complexas ou simples), não é correto afirmar que existem religiões falsas.

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Q737192

No que diz respeito à noção de patrimônio cultural, julgue o item a seguir.

A despeito da sua importância socioeconômica e cultural e da sua tradição, o conjunto de saberes e modos de fazer associados à produção de queijo da Serra da Canastra ainda não foi acolhido e classificado pelo IPHAN como patrimônio imaterial digno de registro.

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Q737200

Julgue o item seguinte, referente à relação entre cultura, ambiente e sociedade nos estudos antropológicos.

Alguns antropólogos contemporâneos questionam a suposta universalidade da oposição entre natureza e cultura, que é um dos fundamentos do pensamento antropológico clássico.

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