Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência — Lei n.º 13.146/2015 —, julgue o item que se segue.
O direito à atenção sexual e reprodutiva das pessoas com deficiência não inclui sua participação em programas de fertilização assistida.
Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue o item subsequente.
A LIBRAS, assim como os recursos de expressão a ela associados, é reconhecida como segunda língua oficial do Brasil.
Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Os sinais correspondentes às palavras reunião e família possuem diferente configuração de mãos.
Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.
O alfabeto manual, inicialmente usado para substituir a fala, foi incorporado às línguas de sinais e, atualmente, é considerado um empréstimo linguístico, como ocorre em outras línguas naturais.
Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.
Uma das propriedades da LIBRAS que a diferencia da língua portuguesa é a existência de dois tipos de verbos: os sem concordância, que permitem o apagamento dos argumentos do verbo; e os com concordância, cujas flexões indicam o sujeito e(ou) o objeto da sentença.
Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.
Segundo Strobel (2009), a história de surdos pode ser dividida em três grandes períodos: revelação cultural; isolamento cultural e despertar cultural.
No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Durante tradução em atos legais, é estritamente vedada ao profissional a paráfrase de textos legais e normativos, pois a interpretação da lei deve ser a mesma por surdos e ouvintes.
No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.
Tanto o tradutor e intérprete quanto o guia-intérprete somente devem aceitar serviços de tradução compatíveis com o seu nível de competência tradutória, considerando as circunstâncias específicas da situação de tradução e as necessidades dos solicitantes e beneficiários.
A respeito das funções dos tradutores e intérpretes da LIBRAS para a língua portuguesa no espaço educacional, julgue o item a seguir.
Em sala de aula, esses profissionais devem atuar não apenas como intérpretes, mas também como professores, pois, no meio escolar, cabe-lhes a responsabilidade de ensinar.
A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.
A alteridade baseia-se no princípio da representação do sujeito, individual e independente, na medida em que expressa a qualidade ou o estado do que é próprio do indivíduo, sem afetar diretamente o outro, seja este igual ou diferente.
A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.
A concepção clínico-patológica da surdez considera os surdos membros de uma minoria linguística, com cultura e identidade próprias.
Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.
O artefato cultural da literatura surda é marcado pela memória de fatos, episódios, histórias e experiências vividos por pessoas surdas e transmitidos ao longo das várias gerações de povos surdos, comumente, por práticas verbais sinalizadas.
Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
No Brasil, o atendimento educacional para pessoas com deficiência iniciou-se no século XX.
Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência — Lei n.º 13.146/2015 —, julgue o item que se segue.
Ensino médio completo e certificado de proficiência em LIBRAS são requisitos básicos para tradutores e intérpretes da LIBRAS atuarem na educação básica.
Considerando a legislação vigente que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência, julgue o item subsequente.
Tecnologia assistiva consiste em produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida na sociedade.