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Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência — Lei n.º 13.146/2015 —, julgue o item que se segue.

Para atuarem no âmbito de graduação e pós-graduação, intérpretes e tradutores da LIBRAS devem possuir nível superior com habilitação, prioritariamente, em tradução e interpretação em LIBRAS.

No que diz respeito aos estudos culturais surdos e aos estudos surdos, julgue o item a seguir.

A comunidade surda é um grupo de pessoas que busca uma identidade cultural aproximada ao máximo da cultura não surda.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Em LIBRAS, verbos simples são aqueles que admitem flexão de pessoa e número, como, por exemplo, os verbos comer e amar.

Com relação à estrutura linguística da LIBRAS, julgue o item a seguir.

Movimento é um dos parâmetros da LIBRAS e consiste no deslocamento da mão no espaço durante a realização de um sinal.

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

Enquanto na língua portuguesa pares mínimos são identificados por critérios fonológicos, como, por exemplo, na diferença entre as palavras pato e bato, na LIBRAS pares mínimos manifestam-se unicamente por diferentes configurações de mão.

Acerca da história da educação de surdos, julgue o item a seguir.

Na atualidade, são considerados expressões culturais surdas as artes surdas e o teatro com expressão visual e corporal.

No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.

O tradutor e intérprete de línguas de sinais deve ter uma postura neutra, que evite expressar opiniões e valores, durante o transcurso da interpretação. Essa posição garante legitimidade e ética na sua atuação, seja no campo jurídico, comunitário ou acadêmico.

No que diz respeito à conduta ética do tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue o item a seguir.

A formação do TILS e do GI deve ser oferecida pela instituição de trabalho à qual eles estejam vinculados, garantindo, assim, um profissional habilitado e ético. Essa característica de área ocorre como consequência da sua formação técnica, que, por ser multidisciplinar, necessita de cursos que ofereçam assuntos concernentes à profissão, como conhecimentos linguísticos, ou outros, para desempenho de sua função.

A Lei n.º 12.319/2010, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete da LIBRAS, estabelece que, no exercício de sua profissão, os intérpretes devem

agir com honestidade, o que constitui conduta suficiente para garantir a proteção do sigilo das informações recebidas.

A respeito da alteridade e da representação das pessoas com deficiência na sociedade, julgue o item a seguir.

A alteridade surda é autônoma e independente de reconhecimento pela normalidade ouvinte.

A respeito das concepções socioantropológica e clínico-patológica da surdez, julgue o item que se segue.

Termos como obscuros, subalternos e dominados são diretamente relacionados à percepção do surdo como um indivíduo com patologias a serem normalizadas.

Com relação à identidade, à cultura e à comunidade surda, julgue o item a seguir.

Sentir-se inseguro no escuro ou constatar a presença de uma pessoa em determinado lugar, por ter identificado, logo ao chegar, que o carro dessa pessoa está entre outros carros estacionados no local, são experiências vivenciadas por surdos e que caracterizam o artefato da experiência visual.

Considerando o relato apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento de pessoas surdocegas.

Pouca quantidade de estímulos recebidos do mundo externo pode resultar em hábitos substitutivos e inapropriados de autoestimulação pela pessoa com surdocegueira.

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No Brasil, a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.

Com relação a marcos históricos e normativos da educação especial no Brasil, julgue o item a seguir, de acordo com Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

No Brasil, o atendimento educacional a pessoas com deficiência foi iniciado com a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos — atualmente chamado de Instituto Benjamin Constant (IBC) — e do Instituto dos Surdos-Mudos — atual Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).

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