Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
O espaço simbólico é construído de forma desigual pelas relações sociais, na medida em que cada indivíduo ocupa posições sociais diferentes.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à teoria da imagem.
A partir da tipificação da mensagem visual, a mensagem icônica refere-se à imagem das palavras.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Entre os elementos que podem mudar a interpretação de uma informação, estão a falta de dados na mensagem; a falta de repertório do leitor e o contexto cultural/social diferente da mensagem vivenciada e experimentada por ele. Por isso, é necessária a realização de um estudo sobre o público-alvo, antes da produção das peças.
Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.
Diante das novas mídias, a leitura perde espaço para a imagem, e o signo escrito perde espaço para os signos audiovisuais.
Considerando a importância das novas mídias digitais para o jornalismo, julgue o seguinte item.
A mobilidade e a virtualização possibilitam liberdade dos espaços físicos e tempos rígidos.
Tendo o texto como referência inicial, julgue o próximo item, acerca das práticas jornalísticas.
A assessoria de comunicação deve encaminhar o press release ao máximo de jornalistas possível, tendo em vista que a alta amplitude de informação gera espaço proporcional na mídia tradicional.
Tendo em vista que a notícia é uma construção retórica referencial acerca das aparências do mundo, julgue o seguinte item, acerca da estrutura da notícia e do texto jornalístico.
A notícia é o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ou interessante.
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
O jornalismo é um processo social de ações incontroláveis.
Com relação à ética e ao processo jornalístico, julgue o item a seguir.
Os atuais provedores de informação adotam princípios deontológicos originalmente estabelecidos para o profissional jornalista.
Julgue o próximo item, acerca das relações entre a comunicação, a sociedade e a cultura.
A comunicação é definida como a reação mediante a percepção de um evento e a utilização de meios disponíveis para isso, de forma a criar um produto conduzido e consequencial.
Com relação aos processos de produção gráfica, julgue o item que se segue.
Na etapa de prova, o designer verifica a nitidez, o contraste e as fontes de iluminação de uma imagem.
Acerca da comunicação como produto do processo social, julgue o item subsequente.
Na sociedade, o eixo de compreensão de uma mensagem está na quantidade de informação recebida pela mídia.
Acerca da comunicação interna e externa, julgue o próximo item.
As organizações precisam estabelecer uma boa relação entre seus colaboradores e estimular práticas de exercícios laborais; os sistemas de intranet são exemplo de um meio de comunicação voltado para o público interno que é eficiente para a divulgação dessas ações.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, relativo à teoria da imagem.
As novas tecnologias têm investido em experiências estéticas que sejam simulacros da realidade, incluindo-se entre elas a realidade aumentada, que insere objetos virtuais em ambientes reais.
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.
Os significados dos elementos visuais incluídos nas peças gráficas precisam ser analisados, pois podem variar conforme a sociedade e o seu contexto histórico.