No que se refere ao aprimoramento dos sistemas de gerenciamento dos recursos materiais na saúde, julgue o item subsecutivo.
Na distribuição de materiais, é facultado ao profissional seguir o sistema de complementação da previsão, o sistema de unidades móveis e o sistema baseado em ordens de produção.
Julgue o seguinte item, relativo aos aspectos históricos e conceituais da qualidade dos serviços de saúde e acreditação.
No Brasil, até o momento, não existe uma política nacional de qualidade em saúde definida nos marcos regulatórios e, formalmente, institucionalizada pelo Ministério da Saúde.
A respeito da qualidade dos serviços de saúde e da segurança do paciente, julgue o item subsequente.
As boas práticas de funcionamento (BPF) são os componentes da garantia da qualidade que asseguram que os serviços sejam ofertados com padrões de qualidade adequados.
A respeito da qualidade dos serviços de saúde e da segurança do paciente, julgue o item subsequente.
Para garantir a qualidade da assistência, os serviços de saúde devem assegurar que o prontuário seja preenchido de forma legível por todos os profissionais envolvidos diretamente na assistência ao paciente, com aposição de assinatura e de carimbo em caso de prontuário em meio físico.
Acerca das ferramentas utilizadas na gestão da qualidade em saúde, julgue o item a seguir.
Para visualizar e identificar as causas ou os problemas mais importantes na área da saúde, possibilitando a concentração de esforços sobre eles, pode-se utilizar o diagrama de Pareto, um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.
A gestão estratégica visa, de modo geral, o sucesso da organização. A respeito desse assunto, julgue o item subsequente.
O diagnóstico interno de uma organização, diante das dinâmicas ambientais controláveis, baseia-se na análise das ameaças e oportunidades.
Em relação à qualidade e à excelência de uma organização, julgue o item seguinte.
A cultura organizacional pouco influi nas diretrizes da organização, embora a compreensão da cultura corporativa seja fundamental para a motivação dos colaboradores em direção aos objetivos previstos e às metas traçadas.
Em relação à gestão de pessoas, julgue o próximo item.
Entre os processos de gestão de pessoas, o processo de agregar pessoas destina-se a especificar as atividades que as pessoas irão desenvolver, a promover treinamento e capacitação específicos de acordo com a função a ser desempenhada.
As auditorias são ferramentas importantes para a promoção de melhorias contínuas. A esse respeito, julgue o item subsequente.
Os contatos da equipe de auditoria com o auditado serão sempre formais e registrados, inexistindo hierarquia entre os membros da equipe para a promoção desses contatos.
Acerca dos modelos de gestão relacionados à saúde e à enfermagem, julgue o item a seguir.
Nas organizações de saúde da atualidade, são necessárias transformações na estrutura informal, tornando-a uma organização verticalizada dos níveis hierárquicos, mais flexível e menos centralizadora.
Julgue o item seguinte, quanto ao processo de planejamento estratégico na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
No planejamento estratégico, na saúde, o conhecimento da realidade dá-se por meio do diagnóstico científico, em que o sujeito que planeja é único e situa-se fora e acima da realidade.
No que se refere ao aprimoramento dos sistemas de gerenciamento dos recursos materiais na saúde, julgue o item subsecutivo.
Quanto ao gerenciamento de materiais, cabe ao enfermeiro, entre outras funções, determinar o material necessário, definir as especificações, estabelecer o quantitativo e analisar a qualidade do material.
Julgue o seguinte item, relativo aos aspectos históricos e conceituais da qualidade dos serviços de saúde e acreditação.
Desde 2013, os serviços de saúde, públicos ou privados, devem constituir os núcleos de segurança do paciente (NSP), com o objetivo de implantar ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde, regulamentados pela RDC n.º 36.
A respeito da qualidade dos serviços de saúde e da segurança do paciente, julgue o item subsequente.
O PNSP surgiu para atender a necessidade de operacionalização da definição da segurança do paciente, que representa um dos maiores desafios para a excelência da qualidade da prestação dos cuidados em saúde. Embora bastante avançado, esse programa apresenta lacunas, como a não inclusão dos cidadãos na sua segurança.
A respeito da qualidade dos serviços de saúde e da segurança do paciente, julgue o item subsequente.
Foram adotadas, no Brasil, as seis metas internacionais de segurança do paciente, acrescentando-se a essas a prevenção do risco de queda.