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Quanto à educação bilíngue para surdos, julgue os itens seguintes.

A educação bilíngue deve ser entendida não como uma

estratégia para a assimilação de diferenças, mas como uma

proposta de dar voz política à comunidade surda e a seus

direitos e anseios — que não são homogêneos — em um

projeto educacional que construa novas práticas de

significação da surdez.

A afirmação das identidades surdas não decorre imediata

e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,

funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por

isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e

possíveis, representações, significações e categorias sociais.

Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os

diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A utilização da palavra Surdo, grafada com “S" maiúsculo,

tem conotação política para as comunidades surdas.

Cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo

e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o

a suas percepções visuais, que contribuem para a definição das

identidades surdas e das “almas" das comunidades surdas. Isso

significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e

os hábitos do povo surdo.

Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura

surda. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).

Acerca da cultura surda, julgue os itens a seguir.

A maioria da população surda é constituída por crianças surdas

filhas de pais surdos, o que fortalece o artefato cultural familiar

dessa população.

Estudos realizados no Brasil a partir da década de 90 do

século passado concluíram que o processo de aquisição da língua

de sinais pelas crianças surdas ocorre em período análogo à

aquisição de uma língua oral-auditiva por crianças ouvintes.

Ronice Quadros et al. Ideias para ensinar português para alunos

surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2006 (com adaptações).

Com relação à aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os

itens subsecutivos.

Crianças surdas filhas de pais surdos usuários da LIBRAS iniciam o processo de sinalização por volta dos seis meses de idade.

Considerando o disposto na Lei n.º 12.319/2010 e no código de

ética que regula a atuação profissional do tradutor e intérprete da

LIBRAS, julgue os próximos itens.

O intérprete, reconhecendo seu próprio nível de competência,

deve ser prudente em aceitar tarefas e procurar assistência de

outros intérpretes e(ou) profissionais, especialmente em

palestras técnicas.

Com base no disposto na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca

da educação, julgue os itens a seguir.

Taxas podem ser cobradas das pessoas com deficiência

matriculadas em estabelecimentos de ensino público oficiais

caso o Estado não tenha condições de disponibilizar material

necessário à sua inclusão total.

Com base no disposto na Constituição Federal de 1988 (CF) acerca

da educação, julgue os itens a seguir.

De acordo com a CF, o ensino deverá ser ministrado com base

no princípio da igualdade de condições para o acesso e a

permanência na escola.

Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens

subsequentes.

Em registros em vídeo, a LIBRAS poderá substituir a

modalidade escrita da língua portuguesa.

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

O decreto em questão não prevê para o quadro de instituições

de ensino a inclusão de profissional com competência para

realizar interpretação de línguas de sinais de outros países para

a LIBRAS, uma vez que suas disposições limitam-se aos

tradutores-intérpretes de LIBRAS-língua portuguesa.

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

Uma das formas de inclusão de alunos surdos ou com

deficiência auditiva é a organização de escolas bilíngues ou de

escolas comuns da rede regular de ensino abertas a alunos

surdos e ouvintes com a presença de tradutores e intérpretes de

LIBRAS-língua portuguesa.

Ainda com base no Decreto n.º 5.626/2005, julgue os itens

subsecutivos, acerca da formação e da atuação do profissional

intérprete de LIBRAS.

A formação do tradutor e intérprete de LIBRAS só poderá ser

realizada por instituição de nível superior de ensino

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais

(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.

Os sinais empregados em LIBRAS para as palavras diabo,

silêncio e lotado não incluem movimento como parâmetro

para sua realização.

Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em

língua portuguesa, julgue os seguintes itens.

Na produção de frases em LIBRAS, os sinais são articulados

em uma ordem fixa completamente distinta da ordem em que

geralmente se organizam os termos das frases em língua

portuguesa.

Acerca de LIBRAS e língua portuguesa, julgue os itens

subsecutivos.

A principal diferença entre a LIBRAS e a língua portuguesa

reside na modalidade: a LIBRAS é uma língua manual, gestual,

espacial e visual, enquanto o português é uma língua oral e

auditiva.

A afirmação das identidades surdas não decorre imediata

e inexoravelmente da condição biológica do não ouvir; antes,

funda-se em uma série de pressupostos políticos e culturais e, por

isso, históricos, que permitem aos sujeitos surdos novas, e

possíveis, representações, significações e categorias sociais.

Hugo Eiji. Identidades surdas. Internet: (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os

diversos aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a organização política dos surdos é recente, razão

pela qual a comunidade surda tem pouca representatividade no

contexto dos movimentos sociais e de lutas por direitos.

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