Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 71 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.

O desemprego de pais de alunos e a consequente falta de renda familiar constituem problemas que excedem a competência do psicólogo escolar, haja vista que, em regra, tais problemas não interferem no desenvolvimento escolar dos filhos.

Acerca de projeto político-pedagógico, julgue os itens de 102 a
106.

Com a elaboração do projeto pedagógico, busca-se a construção coletiva com respeito às singularidades e particularidades da instituição educativa, ou seja, sem a preocupação com a promoção de inovações educacionais.

Considerando a relação professor-aluno, julgue os próximos itens.

Uma vez estabelecidas a autoridade e a autonomia do professor, evitam-se conflitos em sala de aula decorrentes da interação com os alunos.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Com relação à perspectiva sociointeracionista de Vygotsky, julgue
os itens seguintes.

Assim como a linguagem atua como organizadora do pensamento e reorganizadora da mente, a interação social, para Vygotsky, também constitui ao mesmo tempo ponto de partida e mecanismo constante de renovação da aprendizagem humana.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Piaget

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

Para Piaget, o pensamento constitui a base que sustenta a aprendizagem, visto que corresponde ao modo como a inteligência se manifesta.

Provas: CESPE - 2011 - SEDUC-AM - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Piaget

A respeito da epistemologia genética de Jean Piaget, julgue os itens
a seguir.

De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, os estágios de desenvolvimento cognitivo são interdependentes e contribuem para a qualidade da aprendizagem humana.

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.

Considerando as diferentes formas e tecnologias de educação
continuada dos profissionais da escola, julgue os itens subsecutivos.

As tecnologias distributivas da EAD caracterizam-se pela interação do indivíduo com o computador e correspondem a uma combinação de múltiplas mídias.

A respeito do planejamento de ensino, julgue os itens que se
seguem.

No planejamento de ensino, entende-se por objetivo geral a seleção, pelo professor, de experiências adequadas de aprendizagem, a comunicação aos alunos do que se espera deles e a padronização da avaliação.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

De acordo com os estudos da aprendizagem humana, a noção de necessidades básicas deve ser utilizada como incentivo para a aprendizagem.

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens
a seguir.

A atenção é um requisito para a aprendizagem humana, pois, por meio dela, o indivíduo seleciona e controla as características relevantes dos conteúdos que está aprendendo.

No que concerne à aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

O processo de aprendizagem compreende as mudanças no comportamento do indivíduo e das organizações, que não são resultantes unicamente da maturação, mas principalmente de sua interação com o contexto.

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.

Na opinião de pais e professores, a progressão continuada constitui solução eficaz para o fracasso escolar.

No que concerne às causas do fracasso escolar, julgue os itens
subsecutivos.

Na visão dos pais, a falta de interesse dos filhos em estudar é uma das principais causas de evasão e repetência escolar.

No que se refere à atuação esperada do psicólogo em face de
problemas como evasão, repetência e fracasso escolar, julgue os
itens que se seguem.

O psicólogo deve encaminhar os alunos cujo fracasso escolar decorra de causas biológicas para acompanhamento médico.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282