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A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base
legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais
e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.

A oferta do ensino médio a todos que o demandarem, inclusive na forma de cursos e exames supletivos, é atribuída legalmente aos estados e ao Distrito Federal, em caráter de prioridade.

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Cumpre a determinação legal vigente sobre o tempo de trabalho escolar a escola cujas atividades se desenvolvem por meio de aulas com 50 minutos de duração durante 200 dias letivos.

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

Aos estabelecimentos de ensino fundamental que já utilizam a progressão regular por série proíbe-se a adoção, no ensino fundamental, do regime de progressão continuada.

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Según el texto, juzgue los ítems subsiguientes.

Se puede inferir que para los años 50 era muy difícil una pareja divorciarse y que dos homosexuales no podían unirse en matrimonio.

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Juzgue los ítems de 111 a 115 de acuerdo con el texto de arriba.

El profesor puede influir en las estrategias que un estudiante debe desarrollar.

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Con base en el texto anterior, juzgue ítems de 106 a 110.

El concepto de competencia es muy amplio e incluye elementos tradicionales de aprendizaje como saber vocabulario, pero también engloba conceptos de cómo comportarse ante un contexto social determinado.

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Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto de arriba.

El vocablo “artilugio” (L.6) significa en el texto lo mismo que ardid.

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En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.

El vocablo “estorba” (L.27) es reemplazable por moleste sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.

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En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.

La expresión “salvo que” (L.11) es sustituible por a no ser que sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.

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En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.

El elemento “le” en “no se le ocurre” (L.10) hace referencia a la tercera persona del singular y desempeña la función de sujeto.

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Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto de arriba.

En la estructura “recordarles” (L.2), el elemento subrayado se refiere a los lectores y desempeña la función gramatical de objeto directo.

Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento e estatísticas
educacionais.

O Plano Nacional de Educação 2001-2010 cumpriu um mandato constitucional e legal e apresentou, entre seus objetivos, a elevação da escolaridade da população e a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.

Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.

A gestão democrática, modelo de gestão adotado pela escola pública, fundamenta-se na participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e na participação de outros atores da comunidade escolar, tais como pais e alunos, em conselhos escolares ou equivalentes.

Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.

Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.

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