A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base
legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais
e seus dispositivos, julgue os itens de 66 a 74.
A oferta do ensino médio a todos que o demandarem, inclusive na forma de cursos e exames supletivos, é atribuída legalmente aos estados e ao Distrito Federal, em caráter de prioridade.
Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.
Cumpre a determinação legal vigente sobre o tempo de trabalho escolar a escola cujas atividades se desenvolvem por meio de aulas com 50 minutos de duração durante 200 dias letivos.
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Uma das contribuições de Célestin Freinet para a educação diz respeito ao uso de grande quantidade de material didático, tais como cubos, sólidos, cartões, em atividades voltadas para o desenvolvimento dos sentidos do educando.
Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.
Aos estabelecimentos de ensino fundamental que já utilizam a progressão regular por série proíbe-se a adoção, no ensino fundamental, do regime de progressão continuada.
Según el texto, juzgue los ítems subsiguientes.
Se puede inferir que para los años 50 era muy difícil una pareja divorciarse y que dos homosexuales no podían unirse en matrimonio.
Juzgue los ítems de 111 a 115 de acuerdo con el texto de arriba.
El profesor puede influir en las estrategias que un estudiante debe desarrollar.
Con base en el texto anterior, juzgue ítems de 106 a 110.
El concepto de competencia es muy amplio e incluye elementos tradicionales de aprendizaje como saber vocabulario, pero también engloba conceptos de cómo comportarse ante un contexto social determinado.
Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto de arriba.
El vocablo artilugio (L.6) significa en el texto lo mismo que ardid.
En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.
El vocablo estorba (L.27) es reemplazable por moleste sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.
En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.
La expresión salvo que (L.11) es sustituible por a no ser que sin que se produzcan alteraciones semánticas o gramaticales en el texto.
En conformidad con las ideas y estructuras del texto de arriba,
juzgue los ítems de 89 a 98.
El elemento le en no se le ocurre (L.10) hace referencia a la tercera persona del singular y desempeña la función de sujeto.
Juzgue los ítems siguientes de acuerdo con el texto de arriba.
En la estructura recordarles (L.2), el elemento subrayado se refiere a los lectores y desempeña la función gramatical de objeto directo.
Julgue os itens subsequentes, relativos a planejamento e estatísticas
educacionais.
O Plano Nacional de Educação 2001-2010 cumpriu um mandato constitucional e legal e apresentou, entre seus objetivos, a elevação da escolaridade da população e a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis.
Com base no que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, sobre financiamento e
formação de profissionais para a educação básica, avaliação,
currículo e planejamento educacional, julgue os seguintes itens.
A gestão democrática, modelo de gestão adotado pela escola pública, fundamenta-se na participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e na participação de outros atores da comunidade escolar, tais como pais e alunos, em conselhos escolares ou equivalentes.
Considerando as contribuições da sociologia, da filosofia e da
psicologia para a educação, julgue os itens a seguir.
Louis Althusser, herdeiro intelectual de Karl Marx, elaborou crítica radical aos sistemas de ensino, denunciando o seu caráter de classe e de aparelho ideológico do Estado.