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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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No estudo da resistência ao avanço de um navio, são conhecidos os seguintes parâmetros:

• coeficiente de esteira: w = 0,20
• coeficiente de redução de empuxo: t = 0,15

Qual o valor aproximado do coeficiente de interação casco hélice (eh)?

Uma onda regular progressiva possui frequência angular ω. A onda propaga-se em águas profundas, e a aceleração da gravidade local é igual a g.
Nesse contexto, a Relação de Dispersão é dada pela expressão

Qual o valor, em cm3, do módulo de resistência que a viga deve ter, considerando-se uma tensão de flexão admissível igual a 160 MPa?

O ponto crítico de um elemento estrutural é representado por um estado plano de tensão, cujos valores de tensão são:

Se o limite de escoamento do material é igual a 450 MPa, qual o fator de segurança em relação ao escoamento, segundo a teoria da máxima tensão de cisalhamento?

Entendem-se como perfis pesados aqueles presentes em um painel estrutural onde se encontram perfis de menor rigidez à flexão, estes últimos geralmente idênticos e de menor dimensão.
NÃO são classificadas como perfis pesados as

Em relação aos tipos de instalações propulsoras de navios mercantes, analise as afirmativas a seguir.

I - A instalação propulsora com turbina a vapor é utilizada em navios de pequeno porte onde é requerida uma potência propulsora instalada baixa.
II - A instalação propulsora indireta com motores diesel de média e alta rotação utiliza caixas de engrenagens redutoras a fi m de reduzir a velocidade angular do eixo propulsor.
III - A instalação propulsora com turbina a gás é mais leve e ocupa menos espaço quando comparada à instalação propulsora direta com motor diesel equivalente para a mesma potência instalada.

Está correto o que se afirma em

A turbina a vapor de um ciclo Rankine ideal produz 2.880 kcal/h de potência. A diferença entre as entalpias na entrada e na saída da turbina é igual a 96 kcal/kg.
Qual o fluxo de massa de vapor, em kg/h, que passa pela turbina?

Um engenheiro naval, ao elaborar o arranjo geral de um navio, deve observar a sua interação com outros requisitos de projeto, EXCETO

Uma barcaça possui boca moldada igual a B e seção transversal retangular constante ao longo do seu comprimento L. Numa determinada condição de carregamento, a barcaça opera, em águas tranquilas, segundo um calado uniforme igual a T.
Para essa condição, o valor do seu raio metacêntrico transversal (BM) depende de

Em relação à subdivisão do casco de um navio de passageiros, analise as afirmativas a seguir.

I - A dotação de antepara de colisão a vante estanque à água até o convés das anteparas é obrigatória.
II - A instalação de portas de visita na antepara de colisão a vante abaixo do convés das anteparas é permitida.
III - A praça de máquinas deve ser separada dos compartimentos habitáveis por meio de anteparas estanques à água.
IV - A antepara de colisão a ré deve ser posicionada a uma distância da perpendicular a ré superior a 5% do comprimento do navio.

São corretas as afirmações

Considere que F, L e T representam, respectivamente, no sistema internacional de unidades, as grandezas fundamentais de força, de comprimento e de tempo.
Utilizando-se a lei de Newton da viscosidade, a viscosidade dinâmica de um fluido é expressa por

O diagrama que representa esquematicamente os valores momentos fletores para a situação de carregamento apresentada é dado por

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