Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O esforço principal de sua sociologia política é no sentido de um aspecto particular do domínio, o da legitimidade, particularmente dos tipos de legitimidade, isto é, no sentido das diferentes maneiras possíveis de conceber a relação entre o mando e a obediência.
FREUND, Julien. Sociologia de Max Weber. Rio de Janeiro: Forense, 1966 p. 173
Os três tipos de legitimidade apontados por Max Weber são o domínio legal, o domínio tradicional e o domínio carismático. O domínio legal define-se por

O surgimento da Escola de Chicago está diretamente ligado ao processo de desenvolvimento da cidade de Chicago no início do século XX.
Como consequência, a Escola de Chicago

Nas condições econômicas e sociais favoráveis ao masoquismo e ao sadismo criadas pela colonização portuguesa - colonização, a princípio, de homens quase sem mulher - e no sistema escravocrata de organização agrária do Brasil; na divisão da sociedade em senhores todo-poderosos e em escravos passivos é que se devem procurar as causas principais do abuso de negros por brancos, através de formas sadistas de amor que tanto se acentuaram entre nós; e em geral atribuídas à luxúria africana. FREYRE, Gilberto. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994 p. 321
O texto acima auxilia na desconstrução de uma ideia, comumente atribuída à obra de Gilberto Freyre, e que é apontada por muitos como o mito da(o)

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, qual o objetivo geral do estudo das Ciências Sociais no Ensino Médio?

Nada se assemelha mais ao pensamento mítico que a ideologia política. Em nossas sociedades contemporâneas, talvez esta tenha se limitado a substituir aquele. Ora, o que faz o historiador quando evoca a Revolução Francesa?
Lévi-Strauss, C. Antropologia Estrutural. Rio de Janeiro: CB, 1975 p. 241
Lévi-Strauss, no texto acima, enfatiza que

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282