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Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

O positivismo, como escola filosófica, derivou do chamado cientificismo que, por sua vez, se caracteriza pela

Para Max Weber, não existe oposição entre indivíduo e sociedade, já que

A partir do estudo sistemático das diversas manifestações particulares, o cientista pode construir um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico em tais manifestações, utilizando esse modelo como instrumento de análise sociológica.
A esse modelo Weber denominou

Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Marx & Engels. O Manifesto Comunista.
Na perspectiva da teoria marxista, pela análise do texto acima, conclui-se que

[...] é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvolveu em nossa sociedade [...]. Onde os laços de sangue e de coração [...] forneceram o modelo obrigatório de qualquer composição entre nós.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1995 p. 146 Sérgio Buarque utiliza os conceitos weberianos para analisar o Estado brasileiro.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas a seguir. I - O Estado brasileiro se enquadra no modelo estatal elaborado pelo sociólogo alemão, pois, segundo Weber, o Estado moderno caracteriza-se pelas relações impessoais nas quais predomina o particular sobre o coletivo.
II - No Brasil, as grandes famílias patriarcais comandaram a política e a economia do país, pois é comum levar a organização estatal para a esfera da afetividade.
III - Para o funcionário patrimonial, a gestão política apresenta-se como assunto de interesse particular, os benefícios que lhe são conferidos relacionam-se aos seus direitos pessoais.
É correto o que se afirma em

Mary Douglas e Baron Isherwood propuseram que se compreendesse o consumo como algo ativo, constante e que desempenha um papel central como estruturador de valores em nosso cotidiano.
PORQUE
Os bens de consumo são investidos de valores socialmente utilizados para expressar categorias e princípios, cultivar ideais, fixar e sustentar estilos de vida, enfrentar mudanças ou criar permanências.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco - negociante ou missionário - você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico.
MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífi co Ocidental.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978 p. 19 Para elaborar um estudo etnográfico, as Ciências Sociais lançam mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa.
O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação participante” denomina-se

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

O amadurecimento do pensamento científico e o interesse pela vida material do homem, aliados às diversas condições históricas, acabaram por exigir uma análise da vida social em sua especificidade e concretude, culminando na formulação do pensamento social em bases científicas.
Dentre os principais autores preocupados em estabelecer uma ciência da sociedade estão:

A educação é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. DURKHEIM, E. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978, p. 41
Estão de acordo com o pensamento de Durkheim EXCETO a ideia de que a Educação

Para Max Weber, por mais individual que seja o sentido de uma ação, o fato de agir levando em conta o outro dá a toda ação humana um caráter social.
PORQUE
Cada sujeito, segundo Weber, age levado por um motivo que é dado por interesses racionais, individuais ou pela emotividade, produzindo o sentido da ação social.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

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