Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 50 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q441593

[...] é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades particulares que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvolveu em nossa sociedade [...]. Onde os laços de sangue e de coração [...] forneceram o modelo obrigatório de qualquer composição entre nós.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1995 p. 146 Sérgio Buarque utiliza os conceitos weberianos para analisar o Estado brasileiro.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas a seguir. I - O Estado brasileiro se enquadra no modelo estatal elaborado pelo sociólogo alemão, pois, segundo Weber, o Estado moderno caracteriza-se pelas relações impessoais nas quais predomina o particular sobre o coletivo.
II - No Brasil, as grandes famílias patriarcais comandaram a política e a economia do país, pois é comum levar a organização estatal para a esfera da afetividade.
III - Para o funcionário patrimonial, a gestão política apresenta-se como assunto de interesse particular, os benefícios que lhe são conferidos relacionam-se aos seus direitos pessoais.
É correto o que se afirma em

Carregando...
Q441586

Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. Marx & Engels. O Manifesto Comunista.
Na perspectiva da teoria marxista, pela análise do texto acima, conclui-se que

Carregando...
Q441598

Mary Douglas e Baron Isherwood propuseram que se compreendesse o consumo como algo ativo, constante e que desempenha um papel central como estruturador de valores em nosso cotidiano.
PORQUE
Os bens de consumo são investidos de valores socialmente utilizados para expressar categorias e princípios, cultivar ideais, fixar e sustentar estilos de vida, enfrentar mudanças ou criar permanências.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Carregando...
Q441120

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Carregando...
Q441125

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

Carregando...
Q441118

Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

Carregando...
Q441579

Para Max Weber, não existe oposição entre indivíduo e sociedade, já que

Carregando...
Q441601

Imagine-se o leitor sozinho, rodeado apenas de seu equipamento, numa praia tropical, próxima a uma aldeia nativa, vendo a lancha ou o barco que o trouxe afastar-se no mar até desaparecer de vista. Tendo encontrado um lugar para morar no alojamento de algum homem branco - negociante ou missionário - você nada tem para fazer a não ser iniciar imediatamente seu trabalho etnográfico.
MALINOWSKI, Bronislaw. Os Argonautas do Pacífi co Ocidental.
In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978 p. 19 Para elaborar um estudo etnográfico, as Ciências Sociais lançam mão de diversos instrumentos e métodos de pesquisa.
O instrumento, utilizado por Malinowski, calcado na “observação participante” denomina-se

Carregando...
Q441581

A partir do estudo sistemático das diversas manifestações particulares, o cientista pode construir um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico em tais manifestações, utilizando esse modelo como instrumento de análise sociológica.
A esse modelo Weber denominou

Carregando...
Q441574

O positivismo, como escola filosófica, derivou do chamado cientificismo que, por sua vez, se caracteriza pela

Carregando...
Q441605


A ficha técnica acima refere-se à Dancin' Days, uma telenovela que fez sucesso no Brasil nos anos de 1970. De acordo

com as ideias de Horkheimer e Adorno com relação às telenovelas e à televisão como um meio de comunicação de massa,

considere as afirmativas abaixo.

I - A televisão e as telenovelas podem ser relacionadas ao conceito de indústria cultural criado por Horkheimer e Adorno.

II - A telenovela é considerada um produto da indústria cultural, pois, como é um produto para o consumo das massas,

se direciona para o retorno de lucros.

III - A televisão e as telenovelas têm como base padrões de imagem cultural preestabelecidos, capazes de conquistar o

interesse das massas.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q441573

O amadurecimento do pensamento científico e o interesse pela vida material do homem, aliados às diversas condições históricas, acabaram por exigir uma análise da vida social em sua especificidade e concretude, culminando na formulação do pensamento social em bases científicas.
Dentre os principais autores preocupados em estabelecer uma ciência da sociedade estão:

Carregando...
Q441597

A chaga do trabalho escravo no RN Ao menos mil trabalhadores são vítimas do tráfico de pessoas por ano. RN é 10o no ranking do trabalho infantil.
Vinícius Albuquerque
Pelo menos mil trabalhadores potiguares são enviados anualmente para fazendas do Centro-Sul do Brasil em situações que caracterizam o tráfico de pessoas, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Em estados como Mato Grosso e Goiás, eles são tratados como escravos e saem do Rio Grande do Norte já endividados: a passagem de ida, as roupas e qualquer adiantamento são descontados dos primeiros salários recebidos. Enquanto isso, dentro do Rio Grande do Norte, cada fiscalização realizada pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RN) nas feiras livres de Natal e do interior flagra cerca de 40 crianças em situação de exploração. Muitas delas são beneficiadas por programas sociais como o Bolsa Família. E os números conferem ao RN o 10º lugar no ranking de trabalho infantil no país.
Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2011 Adaptado.
Notícias como a citada acima justificam a criação de uma Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República e que tem a função de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo.
Qual das ações listadas abaixo é uma ação de enfrentamento e repressão ao trabalho escravo proposta pelo Plano?

Carregando...
Q441124

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Carregando...
Q441129

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) E
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282