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A metropolização corresponde ao processo de formação de metrópoles, que é acompanhado do crescimento acelerado de certas cidades, como reflexo da modernização e da concentração econômica em alguns pontos do território. Há, contudo, uma tendência atual de reversão no crescimento das grandes metrópoles porque indústrias e empresas do setor de serviços passam a escolher localizações geográficas alternativas às saturadas metrópoles, provocando redução nos índices de crescimento das grandes cidades e aumento dos índices de crescimento das cidades médias. Qual o nome desse fenômeno?

Sobre o conflito Israel-Palestina, quando o grupo Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, Israel decretou o bloqueio ao território. Isso impedia a circulação de bens e pessoas, ou por terra ou por mar, e visava a impedir a entrada de armas e militantes islâmicos. Tal situação provocou reações e contestações no mundo, gerando grave crise humanitária. Observando a geopolítica no Oriente Médio, em relação aos acontecimentos mais recentes, do ano de 2011, tem-se que

O trabalho didático nas aulas de Geografia deve possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades para compreensão da dinâmica política, econômica e social do mundo atual, a partir do reconhecimento, da interpretação, da análise, da crítica do processo e da opção de política econômica que acompanha a revolução técnico-científica. A opção de política econômica definida nas últimas décadas e uma característica do modelo de acumulação flexí- vel são, respectivamente,

À medida que enriquece, a China começa a enfrentar um

problema inesperado: a falta de gente para trabalhar nas

fábricas.


O conjunto de informações acima apresentadas, sobre a

China, revela um(a)

Estabelecendo-se uma relação entre espaço urbano/industrial e problemas ambientais, um dos desafios a ser enfrentado no mundo é gerar cada vez mais energia, ampliando a participação de fontes renováveis e limpas. Sobre a matriz energética brasileira, reconhece-se que, comparada à matriz energética mundial, ela apresenta

Há muitos significados para o termo “espaço”, podendo esse ser tratado na perspectiva da Filosofia, da Física, da Arte, da Sociologia, da Psicologia, da Geografia, etc. Os geógrafos, ao destacarem o espaço como objeto de estudo, procuram compreender o valor que ele representa para cada sociedade. Isso pode ser explicado em duas linhas de raciocínio que se interagem. Uma delas tem estreita relação com o exercício da cidadania – uma vez que o cidadão é “territorializado” e vive de acordo com as leis vigentes em determinado território. A outra linha de raciocínio tem importância para as relações de poder inerentes a cada sociedade. Considerando que o espaço é social, visto que não há sociedade a-espacial e a História não se escreve fora do espaço, essa última direção, mencionada no texto acima, destaca, um dos valores que o espaço encerra em si, que é o

Um professor apresentou em sua aula a figura e o texto

abaixo.


Ainda que haja grandes singularidades e grandes

paradoxos relacionados às desigualdades sociais, o

peso da Geografia e o papel do Estado numa lenta

constituição de cidadania são aspectos reveladores

para a compreensão de como esse território se organizou,

apesar dos contrastes, consolidando o setor

industrial e se colocando, na atualidade, como uma

potência emergente.

A associação entre a figura e o texto são mais bem aproveitados,

na sala de aula de Geografia, para uma análise

de um recorte espacial na escala geográfica

A água é fonte de riqueza e conflitos. PORQUE A água foi transformada em uma mercadoria em escala internacional, o que gera interesses de grandes grupos transnacionais e, ao mesmo tempo, sua distribuição natural não corresponde à sua distribuição política, de forma que, em alguns países, os recursos hídricos são mais do que suficientes e, em outros, os recursos são raros para esse fim. Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Em relação ao Brasil, considere o texto a seguir.

Em pouco mais de 40 anos, deixamos a condição

de sociedade agrária. Rapidamente, o país vence a

etapa da inclusão – mais crianças nas escolas, mais

trabalhadores nas cidades, mais consumidores no

mercado. O desafio à frente é transformar crescimento

em desenvolvimento.


O desafio de transformar crescimento em desenvolvimento

a ser enfrentado tem relação mais estreita com a necessidade

de

Segundo muitos estudiosos, o mundo pós-guerra fria seria caracterizado como uma “desordem”, um “caos”, marcados pela ausência de regulação, pela instabilidade do mercado, pela multiplicação dos conflitos e pela variada manifestação da exclusão. Há também uma tendência de pensamento de que vivemos num mundo em que há uma combinação entre ordem e desordem, dialeticamente articulados. Do ponto de vista conceitual, a chamada des-ordem internacional refere-se a uma forma de organização do espaço mundial em função de relações de poder (político e econômico) específicas, representativas de um determinado período na estruturação do capitalismo e de um(a) novo(a)

Considere as pirâmides etárias brasileiras de 1980 e 2010 e a projeção para 2050


De acordo com os perfis das pirâmides apresentadas, conclui-se que

Tornou-se usual explicar a complexidade do mundo atual por meio do binômio globalização-fragmentação, visto que, de acordo com alguns estudos, contrapor um aspecto ao outro é inadequado, pois ambos caminham juntos. Da mesma forma que a globalização se revela de várias formas, a fragmentação também. Podemos, por exemplo, fazer referência a uma fragmentação inserida de forma mais visível nos processos de globalização e a uma fragmentação paralela ou contrária à globalização. Há uma fragmentação “inclusiva ou integradora” e há uma fragmentação “excludente ou desintegradora”. Levando em conta a lógica de “fragmentar para melhor globalizar”, NÃO faz parte do processo de fragmentação “inclusiva ou integradora” a seguinte característica:

Há um desconhecimento dos clássicos que é fonte de dois grandes equívocos na história do pensamento geográfico já de um século: a tradição das escolas e a tradição das geografias setoriais. A geografia tem a tradição da escola. Escola francesa, escola alemã, escola norte-americana ... Cada escola é um país, cada país é uma escola. Talvez se flagre aqui o vínculo da Geografia com o Estado [...]. MOREIRA, Ruy. O Pensamento Geográfi co Brasileiro: As matrizes clássicas originárias. São Paulo: Contexto, V. 1, 2010. p.37. Considerando a história do pensamento geográfico, a vinculação mencionada no texto acima engendrou, já no século XX, o trabalho produzido pelo renomado geógrafo Yves Lacoste. Nessa perspectiva específica, sua obra valoriza, entre outros aspectos, uma discussão da Geografia usualmente identificada com

Seria uma visão reducionista considerar que a rede urbana é um simples conjunto de cidades ligadas entre si por fluxos de pessoas, bens e informações, como se isso em nada tivesse relação com outros mecanismos existentes em nossas sociedades. Na perspectiva de que a rede urbana não é “inocente” e, por meio dela, a gestão do território se exerce, há uma relação mais estreita com os seguintes mecanismos de nossa sociedade:

De acordo com uma das linhas de pensamento expressivas nos meios intelectuais, revoltas em vários países representam uma resposta da juventude ao quadro de devastação social legado por décadas de neoliberalismo. Na perspectiva do enfoque de análise apresentado, considere as afirmações. I - Para os europeus, por exemplo, causa estranheza o fato de as novas gerações estarem com nível de vida inferior ao de seus pais. II - A crise fi nanceira, com suas estratégias de austeridade, afeta em demasia a classe média e os mais humildes e piora o mal-estar geral. III - A privatização dos serviços públicos consiste em um aspecto particular do neoliberalismo que é contestado. IV - Em vez de reagir, os governos dos países em crise, assustados com as quedas das bolsas de valores, insistem em satisfazer as necessidades dos mercados e dos bancos. Está correto o que se afirma em

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