O céu é azul porque a luz do sol, ao atravessar a atmosfera, sofre
Considere os símbolos abaixo e as grandezas físicas que
eles representam:
F: força
g: aceleração da gravidade
m: massa
x: comprimento
t: tempo
v: velocidade
Ω: velocidade angular
q: carga elétrica
I: intensidade da corrente elétrica
R: resistência elétrica
U: potencial elétrico
Abaixo estão representadas 3 igualdades não necessariamente
verdadeiras.
A(s) igualdade(s) dimensionalmente coerente(s) é(são)
APENAS
A Máquina de Atwood, muito utilizada em laboratórios didáticos
de física, consiste em um arranjo com dois corpos
de massas m1 e m2 , ligados por um fio inextensível, conforme
ilustrado na figura. As massas do fio e da roldana,
assim como os atritos, são considerados desprezíveis. O
sistema é abandonado da posição indicada.
A tração no fio é dada por
A figura ilustra um circuito elétrico composto por 3 resistores
e 2 fontes de tensão.
A intensidade da corrente, em ampères, que atravessa o
resistor de 10 Ω vale
A fotografia ilustra o mostrador de um multímetro ajustado na escala 100 VDC.
O valor da medida indicada pelo multímetro, com o número correto de algarismos significativos, é
A figura ilustra uma associação formada por 3 resistores.
A resistência equivalente entre os pontos A e B vale Req1
quando a chave S está fechada e vale Req2 quando a
chave S está aberta.
A relação
vale
Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos
tem sido uma preocupação recorrente de professores
e educadores em geral. As características culturais dos
alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante
para a aprendizagem de crianças, adolescentes
ou jovens.
Considerando as teorias educacionais contemporâneas,
qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO
justifica essa situação?
Embora as práticas de avaliação acompanhem a história
da educação escolar, contemporaneamente tem crescido
a preocupação em fazer dessa um componente importante
do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma
das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento
para
A figura ilustra um experimento no qual água é transferida
do recipiente 1 para o recipiente 2, por meio de um jato
lançado horizontalmente através de um orifício circular.
De acordo com as informações contidas na figura, o tempo
necessário, em segundos, para que seja transferido
1,0 litro de água é de, aproximadamente,
A figura ilustra um circuito elétrico composto por 4 resistores
e uma fonte de tensão, cuja diferença de potencial
vale U.
Nesse circuito, há um voltímetro ideal V.
O valor indicado pelo voltímetro é dado por
A figura representa a fotografia estroboscópica, tirada à
taxa de 5 fotos por segundo, de uma esfera com velocidade
inicial de 10,0 m/s.
O módulo da aceleração média da esfera, em m/s2, no
trecho não uniforme do movimento é
O martelo de um bate-estacas tem massa igual a 5,0 toneladas.
Esse martelo é elevado a uma altura de 20 m e
cai, em queda livre, sobre uma estaca que penetra 2,0 m
no solo.
A média das forças do solo sobre a estaca, durante a penetração,
tem módulo aproximadamente igual a
Dado: aceleração de gravidade = 10 m/s2
A bolha de sabão é colorida porque a sua superfície não apresenta
A figura ilustra um sistema em que não há atrito. O Bloco 2,
de massa 100 g, está em repouso em relação ao Bloco 1, de
massa 200 g.
Nessas condições, o módulo de F é dado por
Dado: aceleração da gravidade = 10 m/s2
Ao longo da história, foram desenvolvidos diversos modelos para o átomo.
Relacione os modelos apresentados na coluna da esquerda com a sua respectiva característica, entre as indicadas na
coluna da direita.
Estão corretas as associações: