Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:

As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.

I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.

II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.

III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.

IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.

São coerentes APENAS os procedimentos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

Imagem 005.jpg

As reproduções acima apresentam corpos gravados na madeira, registrados em fotos e esculpidos em brinquedo, respectivamente. A temática que transita nas três imagens permite, principalmente, a percepção das identidades e diferenças, da diversidade e da singularidade, da(o)

Imagem 004.jpg

A partir da citação, conclui-se que a Arte, na Educação, tem como objetivo

O cenário artístico Pós-Moderno desvela-se impregnado de denúncias políticas, sociais, ambientais e éticas que refletem a preocupação com a preservação do planeta, do homem e da cultura. Quais estéticas visuais abordam os referidos temas?

A Arte Brasileira sempre teve como representação poética a arquitetura eclética, a escultura e a pintura neoclássica até o momento do rompimento com o academicismo no Brasil. No início do século XX, um evento artístico de vanguarda desponta no cenário artístico, principalmente nas Artes Plásticas. Trata-se da(o)

No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)

Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.

I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.

II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.

III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.

IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.

São corretas APENAS as afirmativas

O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir

I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.

II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.

III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.

IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.

São corretas APENAS as afirmações

O currículo integrado parte necessariamente de uma visão

A Professora de Artes Visuais de uma escola pública disponibiliza para a turma diferentes reproduções imagéticas com a temática infantil de artistas consagrados da pintura, escultura e fotografia, de tempos e espaços diversos. Solicita a observação, a percepção e possíveis analogias, orienta, também, a análise plástica e a contextualização, enriquecendo o debate com informações sobre as imagens. Em seguida, estimula a realização de um projeto de trabalho que contemple o fazer artístico ressignificado.

Essa prática de sala de aula refere-se à Proposta Triangular, que desenvolve

A educação multicultural aproxima os alunos das culturas não dominantes ampliando o conceito de Arte.

PORQUE

Através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência estética no espaço escolar.

A esse respeito, conclui-se que

A respeito da criatividade, analise as afirmações abaixo.

I - O processo criativo pressupõe um desvelar do mundo através de um corpo que sente, percebe e que, sentindo, conhece.

II - O corpo cognoscente realiza uma reflexão enraizada na experiência sensível.

III - A criação artística é conduzida por um pensamento projetante.

IV - A imaginação criadora permite a realização de novas experiências para além das experiências mais imediatas.

Estão corretas as afirmações

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282