O planejamento escolar conta com níveis diferenciados, que apresentam as seguintes funções:
As Leis nos 10.639/03 e 11.645/98 tornam obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A professora Maria Lúcia, diretora de uma escola, quer mobilizar formas de inserção dessas temáticas no currículo desenvolvido em sua escola a fim de que sejam significativas para os alunos. Considerando as Leis mencionadas, analise os procedimentos que seriam coerentes com a visão da professora.
I - Promover atividades de valorização do negro e do índio em ocasiões especiais do ano, principalmente na Semana da Consciência Negra e no Dia do Índio.
II - Trazer membros das comunidades afrodescendentes e indígenas para a escola em datas significativas para essas comunidades.
III - Promover atividades que articulem os conteúdos à valorização do negro e do índio e ao desafio a preconceitos nas diversas áreas curriculares, desenvolvendo um trabalho interdisciplinar.
IV - Incentivar o contato da comunidade escolar com produções culturais e com membros das comunidades afro-brasileiras e indígenas no decorrer do ano letivo.
São coerentes APENAS os procedimentos
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,
As reproduções acima apresentam corpos gravados na madeira, registrados em fotos e esculpidos em brinquedo, respectivamente. A temática que transita nas três imagens permite, principalmente, a percepção das identidades e diferenças, da diversidade e da singularidade, da(o)
A partir da citação, conclui-se que a Arte, na Educação, tem como objetivo
O cenário artístico Pós-Moderno desvela-se impregnado de denúncias políticas, sociais, ambientais e éticas que refletem a preocupação com a preservação do planeta, do homem e da cultura. Quais estéticas visuais abordam os referidos temas?
A Arte Brasileira sempre teve como representação poética a arquitetura eclética, a escultura e a pintura neoclássica até o momento do rompimento com o academicismo no Brasil. No início do século XX, um evento artístico de vanguarda desponta no cenário artístico, principalmente nas Artes Plásticas. Trata-se da(o)
No início do século XX, com a Primeira Guerra Mundial a Arte sofreria mudanças radicais. A modernidade da Arte estaria nos temas e nas técnicas, com ênfase nas máquinas, no movimento e na velocidade. As rupturas técnicas deram-se com o(a)
Considerando-se os diferentes períodos da História da Arte e seu contexto, analise as afirmativas abaixo.
I - O Renascimento abarcou o despertar do conhecimento técnico-artístico, a redescoberta da arte greco-romana, os avanços nos estudos científicos e a exploração de novos continentes.
II - O Barroco relaciona-se a uma época de opulência, na qual a Igreja e o clero perderam o seu poder, revivendo temas da história antiga com ordem e solenidade.
III - O Impressionismo rompe com a tradição técnica e artística, representando sensações visuais imediatas por meio da cor e da luz, tendo como objetivo apresentar a percepção sensorial inicialmente observada.
IV - O Pós-Impressionismo abandona as concepções do período anterior, resgatando a pintura acadêmica.
São corretas APENAS as afirmativas
O financiamento da educação brasileira conta com investimentos públicos, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Sobre esse Fundo, analise as afirmações a seguir
I - É formado por impostos vinculados à educação no âmbito dos estados, municípios e, quando necessário, da União.
II - É constituído por impostos vinculados ou não à educação no âmbito dos estados, municípios e da União.
III - Objetiva a inclusão dos alunos do Ensino Fundamental por meio do incremento do financiamento educacional.
IV - Visa à inclusão de todos os alunos do sistema de ensino a partir do incremento do financiamento educacional.
São corretas APENAS as afirmações
A Pedagogia de Projetos representa uma forma de dinamizar o currículo em uma abordagem integrada. Tal pedagogia é caracterizada pelos seguintes componentes centrais:
O currículo integrado parte necessariamente de uma visão
A Professora de Artes Visuais de uma escola pública disponibiliza para a turma diferentes reproduções imagéticas com a temática infantil de artistas consagrados da pintura, escultura e fotografia, de tempos e espaços diversos. Solicita a observação, a percepção e possíveis analogias, orienta, também, a análise plástica e a contextualização, enriquecendo o debate com informações sobre as imagens. Em seguida, estimula a realização de um projeto de trabalho que contemple o fazer artístico ressignificado.
Essa prática de sala de aula refere-se à Proposta Triangular, que desenvolve
A educação multicultural aproxima os alunos das culturas não dominantes ampliando o conceito de Arte.
PORQUE
Através do estudo, da valorização, do respeito e das inter-relações possíveis entre os diversos padrões culturais e estéticos existentes, amplia-se também a experiência estética no espaço escolar.
A esse respeito, conclui-se que
A respeito da criatividade, analise as afirmações abaixo.
I - O processo criativo pressupõe um desvelar do mundo através de um corpo que sente, percebe e que, sentindo, conhece.
II - O corpo cognoscente realiza uma reflexão enraizada na experiência sensível.
III - A criação artística é conduzida por um pensamento projetante.
IV - A imaginação criadora permite a realização de novas experiências para além das experiências mais imediatas.
Estão corretas as afirmações