Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q699793

Para o engajamento nas modalidades de terapia de grupo, assim como outras modalidades de psicoterapia, é necessário que os pacientes apresentem algumas condições. Bechelli e Santos (2005) destacam como importantes a disciplina e que os pacientes aceitem as regras propostas.

Concomitantemente, outras condições imprescindíveis à psicoterapia grupal são:

Carregando...
Q699798

A partir das contribuições da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) sobre a elucidação e o entendimento da depressão, as distorções cognitivas apresentam centralidade no quadro depressivo, entendidas, então, como erros sistemáticos na percepção e no processamento de informações. Em tal quadro, os pacientes apresentam uma tendência em estruturar suas experiências de forma absolutista e inflexível, ocasionando erros de interpretação quanto ao desempenho pessoal e ao julgamento das situações externas (POWELL et al, 2008).

Considerando as distorções cognitivas comumente encontradas em pacientes deprimidos, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Tendência em hipervalorizar os atributos pessoais.

( ) Tendência do paciente em escolher evidências de seu mau desempenho.

( ) Tendência em apresentar conclusões cognitivas meticulosas e com muitas evidências.

( ) Tendência a considerar que um evento ou desempenho negativo ocorrerá outras vezes.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699801

“Em crianças e adolescentes, o transtorno ________________ é mais prevalente em famílias nas quais o cuidado da criança é perturbado por uma sucessão de cuidadores diferentes ou em famílias nas quais são comuns práticas agressivas, inconsistentes ou negligentes de criação dos filhos. [...] A característica essencial do transtorno é um padrão frequente e persistente de humor raivoso/irritável, de comportamento questionador/desafiante ou de índole vingativa. Não é raro, indivíduos com o transtorno _______________ apresentarem características comportamentais do transtorno na ausência de problemas de humor negativo. Entretanto, as pessoas com o transtorno que apresentam sintomas de humor raivoso/irritável costumam também demonstrar características comportamentais" (APA, 2013, p. 463).

A alternativa que preenche, corretamente, as lacunas do trecho acima é

Carregando...
Q699792

Torna-se, então, necessário que os pressupostos básicos da Psicopatologia sejam submetidos a interrogações sobre suas condições de possibilidade. Isto significa que devem ser objeto de uma ciência primeira, a Psicopatologia Fundamental: uma psicopatologia primeira, convocada a dar conta da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade presentes nas psicopatologias atuais. (CECCARELLI, 2005).

_______________ é o campo conceitual da Psicopatologia Fundamental.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...
Q699797

Vasconcellos (2009) resgata a cibernética como uma teoria sistêmica, constituindo-a com o foco na mensagem enquanto elemento crucial de comunicação e controle. A criação da cibernética tratou então de uma mudança de paradigmas, que migrou do enfoque científico dos elementos componentes para as relações.

Tomando-se a influência da cibernética sobre a saúde mental, é correto afirmar que cibernética auxiliou os profissionais de saúde mental a compreender a doença mental

Carregando...
Q699800

O processo do psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses inicialmente formuladas, e delimitam o escopo da avaliação (CUNHA, 2000, p.26).

São objetivos frequentes dos psicodiagnósticos, a partir das demandas destinadas aos psicólogos:

Carregando...
Q699805

“Na medida em que cada profissional reconhece a limitação de sua atuação em função da complexidade do humano com o qual está lidando e, diga-se de passagem, do qual também faz parte, defronta-se com um sentimento de angústia referente à sua identificação com este humano; ao abandono da fantasia de onipotência e à percepção da necessidade de um outro (outros saberes) com o qual necessita se relacionar para construir caminhos possíveis" (GALVÁN, 2007, p.57).

Sobre os impasses do trabalho multidisciplinar nos contextos de saúde, é correto afirmar que decorrem

Carregando...
Q699796

A questão dos critérios de indicação para a psicoterapia breve coloca o profissional perante um impasse: por um lado, é preciso considerar a pressão da demanda por atendimento psicológico, especialmente das camadas menos favorecidas da população, e a escassez de recursos para atendê-las; por outro, há expectativas em relação à amplitude da ajuda que se gostaria de oferecer aos pacientes (OLIVEIRA, 2002, p. 46).

Em relação aos critérios de indicação para a psicoterapia breve para crianças, é correto afirmar que se deve considerar

Carregando...
Q699804

Na infância, o diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento convoca pais, cuidadores, comunidade e equipes de saúde a um manejo cuidadoso e eficaz ao quadro apresentado por essas crianças.

Além dos déficits na comunicação e interação social, o diagnóstico do(a) ________________ requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Considerando que os sintomas mudam com o desenvolvimento, podendo ser mascarados por mecanismos compensatórios, os critérios diagnósticos podem ser preenchidos com base em informações retrospectivas (APA, 2013, p. 31).

A alternativa que contém o transtorno do neurodesenvolvimento em crianças que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...
Q699791

O pathos e suas manifestações plurais têm criado, ao longo de toda a história, impasses dentre as diversas bases de trabalho em Psicopatologia. É possível destacar o Manual de Diagnóstico e Estatística da Associação Psiquiátrica Americana (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-10) como recursos que tentam homogeneizar as leituras e as práticas frente aos chamados transtornos mentais.

A lógica de organização e alcance do conhecimento, nestes recursos, se dá a partir da _______________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...
Q699803

O Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, pautada em objetivos clínicos, aplicável a públicos diversos. Por essa via, é necessário entender quais são os serviços ou profissionais que tendem à solicitar psicodiagnósticos e os locais nos quais habitualmente o psicólogo exerce este trabalho.

Considerando o Psicodiagnóstico e suas questões básicas, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O encaminhamento para o psicodiagnóstico é frequente em instituições educacionais.

( ) O exercício do psicodiagnóstico pauta-se, frequentemente, na demanda espontânea de pacientes com déficits na esfera motora.

( ) O encaminhamento para o psicodiagnóstico é frequente em instituições que prestam serviços psiquiátricos ou de medicina geral.

( ) As especialidades que, comumente, realizam encaminhamentos de pacientes para psicodiagnóstico são radiologistas, geriatras e obstetras.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699795

Freud, em suas postulações sobre o inconsciente e a estruturação do psiquismo, questionava-se sobre o que se processava com os pacientes para se esquecerem de tantos fatos de sua vida interior ao longo do processo psicanalítico.

Muitas vezes, na prática clínica, os pacientes ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou de _________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...
Q699794

Diversas bases filosóficas oferecem respaldo à criação das teorias e sistemas que regem o trabalho do psicólogo. A partir da fenomenologia, por exemplo, a intervenção parte de um método fenomenológico que é puro, descritivo, apriorístico e baseado na apreensão intuitiva dos fenômenos psíquicos.

Sobre a visão fenomenológica do homem, analise as opções a seguir e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Entende a revelação de sentidos pelos objetos em si, negando o valor da introspecção.

( ) Ocupa-se da sobreposição da experiência à intuição na assimilação do objeto de estudo.

( ) A visão do homem compreende-o em seu todo e não mais isoladamente e em partes, situado no mundo, em sua totalidade de vida.

( ) Envolve a busca por superar os dualismos clássicos originários da visão naturalista do homem - mente e corpo, indivíduo e sociedade, pessoa e enfermo, saúde e doença.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699799

A intervenção psicológica no campo da saúde possui estratégias plurais de assistência e acesso à subjetividade do paciente. Uma das propostas se dirige à intervenção grupal.

Considerando os benefícios alcançáveis a partir da experiência grupal na perspectiva do grupo operativo, é correto afirmar que é(são):

Carregando...
Q699802

O excesso de preocupação com a aparência e o aumento da insatisfação com o corpo, na contemporaneidade, têm sido objetos de muitos estudos científicos pautados em pacientes, a partir da adolescência feminina. Essa tendência baseia-se na percepção do crescimento dos distúrbios alimentares em garotas adolescentes e mulheres jovens, principalmente (CAMPAGNA; SOUZA, 2006).

A estima de indivíduos com _______________________ é altamente dependente de suas percepções da forma e do peso corporal. A perda de peso é, com frequência, vista como uma conquista marcante e um sinal de autodisciplina extraordinária, enquanto o ganho ponderal é percebido como falha de autocontrole inaceitável. Embora alguns indivíduos com esse transtorno talvez reconheçam que estão magros, frequentemente, não assumem as graves implicações médicas de seu estado de desnutrição (APA, 2013, p. 384).

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282