Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q699820

A operacionalização do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) depende de um conjunto de estratégias que garantam a sua implementação de forma efetiva. Tais estratégias são definidas pela Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013, pelo Ministério da Saúde (BRASIL, 2013).

Em relação à implementação do PNSP, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A elaboração de protocolos, guias e manuais de segurança do paciente compõe o conjunto de estratégias para implementação do PNSP.

( ) O engajamento dos profissionais de saúde com ênfase na responsabilização individual se constitui em estratégia fundamental para implementação do PNSP.

( ) É recomendada a articulação com o Ministério da Educação, enquanto estratégia para qualificar os profissionais de saúde no tema segurança do paciente.

( ) A vigilância e o monitoramento de incidentes na assistência à saúde são irrelevantes neste cenário, por serem atribuições específicas da vigilância epidemiológica.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699825

A reflexão sobre a Saúde Coletiva enquanto campo de conhecimentos e práticas é fundamental para que possamos compreender as múltiplas dimensões que configuram este campo e que somente se verificam a partir de uma realidade histórico-social (NUNES, 2012).

Em relação ao campo da Saúde Coletiva, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O surgimento da Saúde Coletiva reforça a concepção de Saúde Pública, fortalecendo o monopólio do discurso biológico.

( ) Ao se aproximar de conceitos das ciências sociais e humanas, a Saúde Coletiva termina por reduzir a utilização dos conceitos quantitativos da epidemiologia.

( ) A presença das ciências sociais e humanas contribuem para uma maior compreensão de aspectos como os processos da vida, do trabalho, do adoecimento e da morte.

( ) O campo da Saúde Coletiva contempla diferentes áreas e formações disciplinares, que incluem as ciências sociais e humanas, a epidemiologia e a política, e o planejamento.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699818

“A disponibilidade de informação apoiada em dados válidos e confiáveis é condição essencial para a análise objetiva da situação sanitária, assim como para a tomada de decisões baseadas em evidências e para a programação de ações de saúde" (BRASIL, 2018, p. 1). Os chamados indicadores de saúde possuem papel fundamental neste cenário.

Em relação aos indicadores de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A mensurabilidade de um indicador se refere à sua capacidade de medir o que se pretende.

( ) A confiabilidade de um indicador se relaciona à sua capacidade de detectar somente o fenômeno analisado.

( ) Os indicadores de saúde devem refletir a situação sanitária de uma população e servir para a vigilância das condições de saúde.

( ) As informações geradas pelos indicadores de saúde contribuem para o estabelecimento de políticas e prioridades melhor ajustadas às necessidades de saúde da população.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699868

Os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde devem nortear todas as ações realizadas em seu âmbito, balizando desde a concepção das políticas públicas de saúde até a execução das ações de cuidado no cotidiano dos serviços (BRASIL, 2018).

Em relação aos princípios e diretrizes do SUS, é correto afirmar que

Carregando...
Q699870

A participação da comunidade nas questões relacionadas à saúde é garantida por lei, tendo sido assegurada desde a promulgação da Constituição Federal de 1988. Os Conselhos de Saúde se constituem em instâncias colegiadas que oportunizam a participação e o controle social na construção das políticas públicas de saúde (BRASIL, 2013).

Em relação à estrutura e ao funcionamento dos Conselhos de Saúde, é correto afirmar que

Carregando...
Q699123

A Lei Orgânica da Saúde (LOS) trata das condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços. Para que se cumpram os objetivos e atribuições inerentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), todas as ações em seu âmbito devem, portanto, observar seus princípios e diretrizes (BRASIL, 1990).

Em relação aos princípios e diretrizes do SUS, é correto afirmar que

Carregando...
Q699128

Na evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil, diversos e importantes eventos contribuíram para o delineamento e a construção do que viria a ser o atual Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, desempenhou um papel fundamental ao propor a reformulação do sistema nacional de saúde (BRASIL, 1986).

Em relação às contribuições da 8ª Conferência Nacional de Saúde para a construção do SUS, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Defendeu a integralização das ações de saúde por meio da manutenção de uma dicotomia preventiva-curativa.

( ) Propôs a criação de um Sistema Único de Saúde que representasse a construção de um novo arcabouço institucional através de uma ampla Reforma Sanitária.

( ) Propunha a introdução de práticas alternativas de assistência no âmbito dos serviços de saúde, possibilitando ao usuário o direito de escolher a terapêutica preferida.

( ) Defendeu que o novo sistema deveria ser coordenado por um único Ministério e, dessa forma, a unicidade de comando não deveria ser reproduzida nos níveis estadual e municipal.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699817

A compreensão dos chamados “modelos explicativos" é fundamental para entender as proximidades e disparidades entre as concepções de saúde, doença e cuidado que temos atualmente. Dessa forma, diferentes maneiras de organizar e ofertar ações de cuidado em saúde se baseiam, também, em diferentes perspectivas do que vem a ser a saúde, a doença e o cuidado em si. (OLIVEIRA, 2009).

Em relação aos modelos explicativos do processo saúde-doença, é correto afirmar que

Carregando...
Q699824

Os Princípios da Biossegurança devem ser observados por “todo profissional que trabalha com substâncias químicas de risco, com material biológico que esteja sujeito a radiações, ou que manipule material perfurocortante ou, ainda, equipamentos com base de funcionamento físico" [...] (BAHIA, 2001, p. 92).

Em relação aos Princípios de Biossegurança em unidades de saúde, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) É recomendado que todos os setores clínicos sejam separados e que o controle de resíduo de descarte seja rigoroso.

( ) O profissional deve estar ciente da necessidade de mudança de roupa na saída do trabalho e realizar a assepsia, pelo menos das mãos.

( ) A utilização de equipamento de proteção individual deve ser recomendada para cada caso individualmente, sendo facultativa no caso de profissionais experientes.

( ) Ao contrário do que ocorre com as instalações gerais abertas ao público, a assepsia das áreas restritas deve ser rigorosa, segundo determinação da Vigilância Sanitária.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q699122

A realização de consórcios públicos pode ser feita com diversos objetivos, desde que sejam observados os limites constitucionais e legais por parte dos entes federados participantes (BRASIL, 2007).

Sobre os possíveis objetivos para se realizar um consórcio público, é correto afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282