A concepção de currículo, pautada no multiculturalismo, reconhece as diferentes situações sociais e repertórios culturais presentes nas salas de aula e nas relações de poder. O currículo nessa perspectiva parte do reconhecimento dessas diferenças, da heterogeneidade cultural. Para tanto é necessário, dentre outros aspectos, que:
Considere as assertivas abaixo, que se referem a questões de equilíbrio químico:
Assinale a alternativa com as assertivas VERDADEIRAS:
Considere os dois sistemas reacionais hipotéticos:
Das assertivas acima, está(ão) CORRETA(S ):
Considere as assertivas
Assinale a alternativa com as assertivas FALSAS.
A partir da reação hipotética não balanceada, X2(g) + M2(g) → Xm3(g), e considerando a temperatura de 127 0C e pressão igual a 8,2 atm, o volume necessário de M2(g) para reagir completamente com 2,34 g de X2(g) é (dados: X = 14 u):
O Princípio de Le Chatelier, também conhecido como Princípio de Le Chatelier-Braun, foi
formulado pelo químico francês Henri Louis Le Chatelier em 1884 dizendo que “Todo sistema
em equilíbrio químico estável submetido à influência de uma causa externa que tenda a fazer
variar, seja sua temperatura, seja seu estado de condensação (pressão, concentração,
número de moléculas numa unidade de volume), em sua totalidade ou somente em algumas
de suas partes, sofre apenas modificações internas, as quais se ocorressem isoladamente
acarretariam modificação de temperatura ou de estado de condensação de sinal contrário
àquela resultante da ação exterior”. Em 1888, Le Chatelier apresentou uma segunda
formulação, classificado por ele como uma lei puramente experimental, de uma forma mais
breve, simples e generalizada que diz que “Todo sistema em equilíbrio experimenta, devido à
variação de apenas um dos fatores do equilíbrio, uma variação em um sentido tal que, se
ocorresse isoladamente, levaria a uma variação de sentido contrário ao fator considerado”. Em
1908, Le Chatelier reapresenta sua segunda formulação “A modificação de algumas
condições que podem influir sobre um estado de equilíbrio químico de um sistema, provoca
uma reação em um sentido tal que tenda a produzir uma variação de sentido contrário à
condição externa modificada”. Observe atentamente os enunciados propostos a seguir para o
princípio de Le Chatelier (Química Nova na Escola; Vol. 32; n.2; 2010).
I. Se um sistema em equilíbrio for submetido a uma perturbação, haverá um deslocamento
nesse equilíbrio no sentido de maximizar o efeito da mudança.
II. Quando um sistema em equilíbrio sofrer algum tipo de perturbação externa, ele se
deslocará para minimizar essa perturbação, a fim de atingir novamente uma situação de
equilíbrio.
III. Quando uma perturbação interna é imposta a um sistema químico em equilíbrio, esse
equilíbrio irá se deslocar de forma a minimizar tal perturbação.
IV. Quando uma perturbação é imposta a uma transformação em equilíbrio, este é rompido por
um curto espaço de tempo, estabelecendo-se a seguir novo estado de equilíbrio. Como
resposta à perturbação, ocorrerá a formação ou de maior quantidade de produtos ou de
maior quantidade de reagentes, estabelecendo-se um outro estado de equilíbrio. Nessa
nova situação de equilíbrio, a concentração do produto poderá ser maior ou menor,
dependendo da perturbação imposta.
V. Se um sistema está em equilíbrio e alguma alteração é feita em qualquer das condições de
equilíbrio, o sistema reage de forma a neutralizar ao máximo a alteração introduzida.
VI. Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no
sentido de aumentar os efeitos dessa força.
Em quais enunciados propostos NÃO ocorre semelhança em relação aos enunciados
originais de Le Chatelier.
O gasoduto Brasil-Bolívia foi construído para transportar uma capacidade de 30 milhões de
metros cúbicos diários de gás. Esse gasoduto possui uma extensão de 557 km do lado
boliviano e 2593 km do lado brasileiro. É o maior projeto de gás natural construído na América
Latina. Uma empresa precisa proteger sua tubulação de gás. Ela enterra a tubulação num solo
de baixa resistividade elétrica e protege catodicamente contra a corrosão. A área da tubulação
sob proteção é de 900 m2 e está submetida a uma densidade de corrente de proteção de 15 mA m-2 pela aplicação de corrente elétrica proveniente de um gerador de corrente contínua.
Considere que a polaridade do sistema de proteção catódica seja invertida durante 30
minutos. Calcule a massa aproximada, em gramas, de ferro consumida no processo de
corrosão em função de íons Fe2+(aq). Admita que 80% da corrente total fornecida pelo gerador
será consumida no processo de corrosão da tubulação.
Leia atentamente as informações referentes às propriedades periódicas.
I. Os cátions são menores que os átomos que lhes dão origem; já os ânions são maiores que
os átomos que lhes dão origem.
II. A energia de ionização de um átomo ou íon é a mínima necessária para remover um
elétron de um átomo ou íon gasoso isolado no seu estado fundamental.
III. A afinidade eletrônica é a variação de energia que ocorre quando um elétron é adicionado
a um átomo gasoso.
Assinale a alternativa com a assertiva CORRETA:
Assinale a alternativa com a assertiva FALSA:
Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações, o
Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de
Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que:
I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária
mínima de três mil e quatrocentas horas.
II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de
nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional,
tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino
médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.
III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando a tendência pedagógica liberal tecnicista, é falso afirmar que:
A partir da constatação do trabalho como práxis humana que possibilita criar e recriar, não apenas no plano
econômico, mas no âmbito da arte e da cultura, da linguagem e dos símbolos, do mundo humano como
resposta às suas múltiplas e históricas necessidades “[...] é que o trabalho se constitui em direito e dever e
engendra um princípio formativo ou educativo (FRIGOTTO, 2012). Assim sendo, podemos afirmar que:
I. O trabalho como princípio educativo é uma técnica didática ou metodológica no processo de aprendizagem,
sem relação com o princípio ético-político.
II. A pedagogia das competências constitui-se em um aparato ideológico que sustenta a concepção do trabalho
enquanto princípio educativo.
III. Da compreensão do trabalho como princípio educativo deriva a ideia de que é fundamental socializar, desde
a infância, o princípio de que a tarefa de prover a subsistência, e outras esferas da vida pelo trabalho, é
comum a todos os seres humanos, evitando-se, desta forma, criar indivíduos ou grupos que exploram e
vivem do trabalho de outros.
IV. O trabalho como princípio educativo surge do fato de que todos os seres humanos são seres da natureza e,
portanto, têm a necessidade de alimentar-se, proteger-se das intempéries e criar seus meios de vida.
São afirmações corretas
As organizações de ensino e educacionais que tenham o objetivo de reproduzir a lógica da competição e das
regras do mercado buscam a instalação de uma prática de ensino que valoriza a concorrência e a eficiência
dos resultados. Essas organizações podem ser caracterizadas através:
I. Da atenção à eficiência dos alunos em relação à qualidade, ao desempenho e às necessidades básicas da
aprendizagem.
II. Da supervalorização de algumas disciplinas, tais como Matemática e Ciências, em virtude da sua
importância para um país em desenvolvimento tecnológico.
III. Do repasse das obrigações do poder público às empresas e à comunidade.
IV. Da ênfase e criação de sistemas de avaliação de controle dos resultados educacionais.
V. Do estabelecimento de formas inovadoras de treinamento de professores.
São afirmativas corretas:
O planejamento é definido como um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de alcançar objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas. Em relação ao planejamento educacional, é correto afirmar que:
Considere as assertivas abaixo e leve em consideração o preenchimento dos orbitais
moleculares:
Assinale a alternativa com as assertivas VERDADEIRAS: