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No começo do século XX, a Rússia vivia um momento histórico em que as desigualdades sociais instaladas fizeram com que camponeses e operários se mobilizassem politicamente. Nos campos, os trabalhadores rurais viviam em condições lastimáveis legitimadas por um governo que preservava os privilégios feudais da classe aristocrática. Diante desse quadro, diversos grupos políticos e sociais se uniram objetivando a queda do regime czarista e deflagrando a Revolução Russa em 1917. Sobre esses segmentos que participaram ativamente do processo revolucionário russo de 1917, indique a alternativa correta:

A leitura mais coerente que é possível fazer a respeito do movimento revolucionário russo de 1917 e do fim da

URSS, com base na imagem acima, é a seguinte:

Sobre a Conspiração dos Iguais ocorrida durante o governo do Diretório, (1795-1799) um movimento dos sansculottes, liderado por Graco Babeuf, NÃO é possível afirmar que:

Para muitos cientistas econômicos, os anos 80 foram chamados de “década perdida”. Todavia, politicamente a sociedade brasileira vivenciou significativos avanços do ponto de vista da democracia. Leia e assinale a alternativa que evidencia as contradições ocorridas na década citada. I. A prioridade dada pela constituição de 1988 aos direitos de cidadania e o malogro dos planos de estabilização econômica. II. A intensa participação da sociedade civil no debate político e a derrota na emenda Dante de Oliveira. III. Exigências de saneamento do Estado e as expectativas de atendimento das demandas sociais. IV. A liberalização política e a discussão das demandas sociais e das políticas públicas destinadas a resolução de problemas sociais secularmente existentes.

Minha profissão é ser alagoano, já que, no momento, estou sem trabalho e passo os meus dias jogando baralho. Sou um homem do povo. Meu nome é ninguém. Ledo Ivo, Calabar (Um poema dramático) Analisando a formação e povoamento de Alagoas, podemos afirmar que:

O Brasil, a partir do processo de redemocratização (1985), definiu-se por medidas econômicas que foram significativamente adotadas. Podemos afirmar que entre as medidas citadas consta:

A partir do século XIX, os Estados Unidos da América do Norte passaram a vivenciar um grande desenvolvimento econômico, fato esse que colocaria essa nação entre as grandes potências no século posterior. Analise as afirmativas abaixo que tratam desse episódio da história norte-americana e julgue-as em certo ou errado: ( ) O grande número de imigrantes provocaram um crescimento populacional e ao trabalharem na agricultura, aplicando novas técnicas provenientes dos seus países de origem, aumentaram a eficiência agrícola. ( ) Institucionalmente estabeleceram-se regras para a apropriação das terras, bem como as regras de convivência entre os vários Estados, que contribuiu para o sucesso da atividade econômica nesse pais. ( ) A ausência de tarifas protetoras contra o mercado externo e a unificação do mercado interno devido à melhoria das comunicações e meios de transporte contribuíram para desenvolvimento econômico nesse período. ( ) A necessidade de grande quantidade de matéria-prima para alimentar a indústria têxtil na Inglaterra fomentou a expansão das lavouras algodoeiras e as exportações dos Estados Unidos da América. ( ) O desenvolvimento econômico norteamericano caracterizou-se pela expansão de seus territórios, pela diversificação de sua agricultura e pelo apoio estatal e municipalidades ao implantar uma vasta rede de transportes, construção de estradas, portagens e canais. A sequência que se apresenta corretamente é a seguinte:

“A história moderna termina em 1789, com aquilo que a Revolução batizou de ‘Antigo Regime’. [...] 1789 é a chave para o antes e para o depois. Separe-os, e, portanto, os define, os ‘explica.” (FURET, François. Pensando a Revolução Francesa. São Paulo: Paz e Terra, 1989. P. 17) Através do texto acima, de François Furet, nos é possível perceber que, passados mais de 200 anos da Revolução Francesa, não há duvidas sobre o seu significado histórico e sua importância, particularmente para o mundo ocidental. Acerca desse episódio da história ocidental, considere as afirmativas abaixo e escolha a que for verdadeira:

A era Vargas foi marcada por períodos conturbados e contraditórios, assim, podemos afirmar que no período Vargas ocorreu:

O período da história brasileira marcada pela presença do autoritarismo estatal (1964 -1985) também foi palco para movimentos de resistências e, dentre eles, podemos associar no interior do território alagoano.

No inicio da década de 60, os movimentos populares como as Ligas Camponesas e suas ações como sindicalização rural e ocupação de terras ganharam mais impactos. Do ponto de vista político, o acontecimento que fez acentuar as ações para além da legalidade foi a: C) Veto, por parte do Congresso Nacional (1963), da emenda constitucional que autorizava a desapropriação de terras sem prévia indenização.

A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de descrição, análise e crítica de uma dada realidade educacional, visando transformá-la. A partir dessa perspectiva, análise os itens abaixo: I. A avaliação emancipatória está situada numa vertente político-pedagógica cujo interesse primordial é analisar a participação ativa do individuo no seu processo avaliativo, permitindo que ele copie os modelos educacionais existentes.
II. Os conceitos básicos envolvidos nessa proposta de avaliação são: emancipação, conformação, decisão democrática, transformação, reprodução e crítica educativa.
III. Os procedimentos da avaliação emancipatória caracterizam-se por métodos dialógicos e participantes, fundamentados pela ótica da abordagem educacional qualitativa.
IV. Nessa perspectiva de avaliação, a emancipação prevê que a consciência crítica da situação e a proposição de alternativas de solução para a mesma constituam-se em elementos de luta transformadora para os diferentes participantes da avaliação.
Tendo como base os itens acima descritos, é correto afirmar que:

Em relação à formação docente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podemos dizer que: I. A formação inicial realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
II. Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, não é assegurado o direito de participar ou ter reconhecidos seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente.
III. A formação inicial esgota as possibilidades de qualificação profissional e desenvolvimento dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, não cabendo aos sistemas e às instituições de ensino a organização e viabilização de ações destinadas à formação continuada de professores.
É correto afirmar que:

A formação do trabalhador enquanto direito social se fundamenta na superação da dicotomia trabalho manual/ trabalho intelectual, com a integração entre Ensino Médio e educação profissional. Nesse sentido, são princípios da Educação Profissional Técnica de Nível Médio:
I. Respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento apenas para a vida profissional.
II. Trabalho assumido como princípio educativo, tendo sua integração com a ciência, a tecnologia e a cultura como base da proposta político-pedagógica e do desenvolvimento curricular. III. Articulação da Educação Básica com a Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva da integração entre saberes específicos para a produção do conhecimento e a intervenção social, assumindo a pesquisa como princípio pedagógico.
IV. Dissociabilidade entre educação e prática social, desconsiderando-se a historicidade dos conhecimentos e dos sujeitos da aprendizagem.
V. Indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem.
VI. Interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica, persistindo à fragmentação de conhecimentos e de segmentação da organização curricular.
VII. Contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.
É correto afirmar que:

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