Em relação a produção de texto, mas especificamente na elaboração do texto argumentativo, o aluno deve:
Na frase “Sandra viaja de carro, ônibus, trem e avião”, a vírgula separa os elementos de um:
“Anselmo foi ao caixa para pagar a conta, quando notou a cobrança a mais na comanda, correspondente ___________________."
Acerca da regência nominal, indique a melhor alternativa para completar a lacuna acima.
O ditongo crescente ocorre quando se pronuncia a vogal por último, como, por exemplo, o que está em destaque na alternativa:
Na prática da leitura, acerca da coerência e coesão no processamento do texto, o professor orientará o aluno a desenvolver, entre outras, a habilidade de:
Examine os exemplos a seguir.
I - O pássaro canta de manhã;
II - O bom cidadão prepara o voto;
III - O especialista explicava pacientemente o procedimento;
IV - O jornalista ficou insatisfeito.
Trata-se de verbo intransitivo o que ocorre na alternativa:
Examine o trecho a seguir.
“Leila Fonseca, uma recepcionista da galeria de arte, o sonho de Leila é trabalhar com questões ambientais."
Para evitar a repetição do sujeito acima “Leila", pode-se reestruturar o item em destaque fazendo uso do pronome relativo:
Analise o trecho a seguir.
“Há nomes que andam, nomes que rastejam, nomes que voam" (R. Ortigão)
Os itens em destaque poderão ser classificados como:
Ao observar a relação que existe entre os textos: intertextualidade, o professor orientará o aluno a desenvolver, entre outras habilidades, a habilidade de:
Em relação ao paralelismo na frase “Nossa sociedade depende da lealdade entre nós e em negociarmos juntos”, ocorre contrariedade na estrutura sintática, isso ocorre porque o verbo “depende” possui:
Examine os exemplos a seguir:
I - Esperei-te longo tempo, mas nunca chegavas.
II - Nesses dias apáticos, nada me aborrece.
III - Quando verei-te outra vez?
IV - Tirei os sapatos quando cheguei, para não incomodar-te.
Indique a alternativa correta quanto ao uso dos pronomes átonos acima.
Na frase “Os sócios venderam a empresa a preço de banana”, ao transferir o tempo verbal para a voz passiva sintética, a estrutura do verbo ficará da seguinte forma:
Em sala de aula, acerca dos textos selecionados para aplicação de avaliação em Língua Portuguesa, pode-se:
I- Assegurar a presença dos textos ficcionais ou não-ficcionais, nunca na mesma avaliação;
II - Considerar a propriedade do tratamento temático e estilístico;
III - Selecionar textos, ou fragmentos de texto, garantindo a unidade semântica e estrutural;
IV - Para os textos ficcionais, considerar a representatividade dos autores; para os textos de imprensa, considerar a diversidade de fontes em nível nacional, bem como o caráter do tema (evitar temas muito perecíveis).
Dentro do contexto apresentado acima, considera-se correta a alternativa:
Indique a alternativa em que ocorre aposto:
Nas orações “Chegarei mais cedo"; “Cedo-te minhas vestes", as palavras em destaque são homônimas, uma vez que: