Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q625298

Houve um período que ficou conhecido como “Paz Armada”, esse nome designou um momento no qual o mundo vivenciou um período de paz, progresso e esperança. Esse período corresponde a qual momento da História Mundial.

Carregando...
Q625293

Uma análise da História da Educação demonstra que a Educação sempre serviu a interesses diversos e, muitas vezes, antagônicos: fomentar a cidadania, criar mão-de-obra capacidade para o mercado de trabalhos, formar um pensamento crítico e assim por diante. Em uma abordagem que poderíamos chamar de sociocrítica, a função da educação escolar seria:

Carregando...
Q625292

No ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – passou a adotar um modelo avaliativo mais preocupado em mensurar habilidades. Foram cinco os eixos contemplados: domínio de linguagens; compreensão de fenômenos; enfrentamento de situações-problemas; construção argumentativa; e, por fim, elaboração de propostas. A prova, então, passou a utilizar uma teoria conhecida como:

Carregando...
Q625300

Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia, José II da Áustria e o Marquês de Pombal, ministro de D. José I de Portugal, são exemplos de déspotas esclarecidos. Sobre estes é correto afirmar que:

Carregando...
Q625297

Nos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas curriculares e o ensino de História sofreram fortes influências dos debates historiográficos e pedagógicos e das mudanças paradigmáticas no âmbito da História. Os PCNs questionam os métodos e as concepções concebidos como tradicionais e afirmam que os estudos no campo da produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, têm proporcionado novos olhares aos historiadores, professores e alunos. Esses estudos têm refletido criticamente sobre os agentes condutores da história, os povos e culturas sobre os quais os estudos históricos devem lançar seus olhares, as fontes utilizadas pelos historiadores, às noções de tempo histórico e as relações entre a História e outras disciplinas. Assim, os PCNs acabaram se aproximando de qual corrente historiográfica?

Carregando...
Q625291

Um professor coloca nos objetivos de ensino que o aluno, após determinada aula, deve saber 'comparar uma célula animal com uma célula vegetal'. Que faz o professor nessa aula? Explica (descreve?) como é uma célula animal e como é uma célula vegetal. Talvez faça uma tabelinha em que coloca, lado a lado, como é uma e como é a outra. Talvez estabeleça comparações. Entretanto, não considera que sua responsabilidade ensinar a comparar, não se preocupa com o desenvolvimento dessa habilidade no aluno. Está centrado no conteúdo 'célula vegetal e animal', saber comparar é algo que o aluno deve “trazer pronto" e se ele não souber o problema não é do professor de Ciências… Só que também não é de nenhum outro…".
(Lenise Martins Garcia, UnB).
Na visão apresentada acima, a professora defende que:

Carregando...
Q625296

Os primeiros PCNs para o ensino de História trabalham com a ideia de eixos temáticos e, para o ensino fundamental, foram sugeridos quatro eixos – um para cada ciclo. Para o segundo ciclo, composto então pela 3ª e 4ª série, a temática sugerida era:

Carregando...
Q625289

A chamada Revolução Praieira, que eclodiu durante o Segundo Reinado em novembro de 1848 em Pernambuco, ficou caracterizada historicamente como um movimento.

Carregando...
Q625295

Nos Parâmetros Curriculares para o ensino de História, está disciplina é apresentada como relacionada com a constituição da noção de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282