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Uma análise da História da Educação demonstra que a Educação sempre serviu a interesses diversos e, muitas vezes, antagônicos: fomentar a cidadania, criar mão-de-obra capacidade para o mercado de trabalhos, formar um pensamento crítico e assim por diante. Em uma abordagem que poderíamos chamar de sociocrítica, a função da educação escolar seria:

Houve um período que ficou conhecido como “Paz Armada”, esse nome designou um momento no qual o mundo vivenciou um período de paz, progresso e esperança. Esse período corresponde a qual momento da História Mundial.

No ano de 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – passou a adotar um modelo avaliativo mais preocupado em mensurar habilidades. Foram cinco os eixos contemplados: domínio de linguagens; compreensão de fenômenos; enfrentamento de situações-problemas; construção argumentativa; e, por fim, elaboração de propostas. A prova, então, passou a utilizar uma teoria conhecida como:

Nos anos 1980 e início dos anos 1990, as propostas curriculares e o ensino de História sofreram fortes influências dos debates historiográficos e pedagógicos e das mudanças paradigmáticas no âmbito da História. Os PCNs questionam os métodos e as concepções concebidos como tradicionais e afirmam que os estudos no campo da produção do conhecimento histórico, nas últimas décadas, têm proporcionado novos olhares aos historiadores, professores e alunos. Esses estudos têm refletido criticamente sobre os agentes condutores da história, os povos e culturas sobre os quais os estudos históricos devem lançar seus olhares, as fontes utilizadas pelos historiadores, às noções de tempo histórico e as relações entre a História e outras disciplinas. Assim, os PCNs acabaram se aproximando de qual corrente historiográfica?

Frederico II da Prússia, Catarina II da Rússia, José II da Áustria e o Marquês de Pombal, ministro de D. José I de Portugal, são exemplos de déspotas esclarecidos. Sobre estes é correto afirmar que:

A chamada Revolução Praieira, que eclodiu durante o Segundo Reinado em novembro de 1848 em Pernambuco, ficou caracterizada historicamente como um movimento.

Um professor coloca nos objetivos de ensino que o aluno, após determinada aula, deve saber 'comparar uma célula animal com uma célula vegetal'. Que faz o professor nessa aula? Explica (descreve?) como é uma célula animal e como é uma célula vegetal. Talvez faça uma tabelinha em que coloca, lado a lado, como é uma e como é a outra. Talvez estabeleça comparações. Entretanto, não considera que sua responsabilidade ensinar a comparar, não se preocupa com o desenvolvimento dessa habilidade no aluno. Está centrado no conteúdo 'célula vegetal e animal', saber comparar é algo que o aluno deve “trazer pronto" e se ele não souber o problema não é do professor de Ciências… Só que também não é de nenhum outro…".
(Lenise Martins Garcia, UnB).
Na visão apresentada acima, a professora defende que:

Os primeiros PCNs para o ensino de História trabalham com a ideia de eixos temáticos e, para o ensino fundamental, foram sugeridos quatro eixos – um para cada ciclo. Para o segundo ciclo, composto então pela 3ª e 4ª série, a temática sugerida era:

O discurso sobre a necessidade de avaliarmos integralmente um ser humano, focando no ensino pautado em habilidades e competência, ocupou o lugar de qual grande metanarrativa pedagógica?

Nos Parâmetros Curriculares para o ensino de História, está disciplina é apresentada como relacionada com a constituição da noção de:

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