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Acerca dos eixos que fundamentam a pedagogia de Celestin Freinet, estão corretos, exceto:

Em sua prática pedagógica a professora Ana utiliza como conteúdo de ensino, conteúdos culturais universais que se constituíram em domínios de conhecimento relativamente autônomos, incorporados pela humanidade, mas permanentemente reavaliados face às realidades sociais. Acredita que não basta que os conteúdos sejam apenas ensinados, ainda que bem ensinados; é preciso que se liguem, de forma indissociável, à sua significação humana e social. Acerca das Tendências Pedagógicas na Prática Escolar, o trabalho da professora Ana está relacionado a qual Tendência:

Acerca das três ideias sobre a aprendizagem: Inatismo, Empirismo e Construtivismo, analise as assertivas e relacione as colunas corretamente:

1 Inatismo

2 Empirismo

3 Construtivismo

(___) Seu precursor foi Platão. Defende que as pessoas nascem com saberes adormecidos que precisam ser organizados para se tornar conhecimentos verdadeiros. O professor só auxilia o aluno a acessar as informações.

(___) Seu precursor foi Aristóteles. Sustenta que o conhecimento está na realidade exterior e é absorvido por nossos sentidos. O professor é quem detém o saber. O aprendizado é obtido por meio da cópia, seguida de memorização.

(___) Seu precursor foi Jean Piaget. Estabelece que a capacidade de aprender é desenvolvida e construída nas ações do sujeito por meio do contato ativo com o conhecimento, que é facilitado pelo professor.

Respectivamente temos:

Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentação dos Temas Transversais, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de alguns pontos. São eles:

I. Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.

II. A proposta de transversalidade traz a necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva políticosocial se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.

III. A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe a limitação da atuação dos professores às atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a sua formação dos alunos.

A professora Maria, entende que o objetivo do ensino não seja apenas de tornar mais rápido e acessível o aprendizado. Acredita que o aluno precisa aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)". O método de ensino da professora Maria está embasado nos conceitos de qual educador:

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