Existem tipos e modos diferentes de interpretação. Entre estes estão a interpretação
consecutiva e a interpretação simultânea. Sobre a interpretação simultânea, assinale a
alternativa correta.
Entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a interpretação consecutiva foi amplamente usada. Sobre esse tipo de interpretação, é correto afirmar que:
Existe uma flexibilidade da ordem das frases em Libras, pois as palavras podem ser ordenadas de modos diferentes nas sentenças. No entanto, pesquisas apontam que a ordenação mais básica é:
Considere a definição a seguir. Entender a mensagem na língua fonte, analisar e internalizar o significado na língua alvo, e expressar a mensagem na língua alvo. Em relação aos modelos propostos de processamento, no ato da tradução e interpretação, assinale a alternativa que se aplica à definição acima.
Historicamente a presença de intérpretes de língua de sinais começou a ser percebida nos anos 80, no Brasil. Esta se deu em que âmbito?
Nas regras de Libras, existe uma que determina o uso das duas mãos e a relação
entre elas na realização dos sinais: Simetria e Dominância.
De acordo com esta regra, assinale a alternativa em que todas as palavras aparecem
como exemplo de simetria na realização do sinal.
Em qual frase aparece o uso do classificador (CL), para representar a ação do sujeito na Língua de Sinais?
LIBRAS é a sigla utilizada para a Língua Brasileira de Sinais. A FENEIS sempre teve papel importante para que esta sigla fosse difundida e usada no meio acadêmico. O que significa a sigla FENEIS?
Chuchotage, termo em francês usado para interpretação sussurrada é o modo de
interpretação no qual o intérprete se senta próximo ao ouvinte e interpreta a mensagem
apresentada em outra língua. Em que circunstâncias essa interpretação é realizada?
A mudança de classe, ou seja, utilizar a ideia de uma palavra em uma outra classe gramatical, é uma das funções da morfologia. Em Libras, um tipo de processo morfológico bastante comum é aquele que deriva:
Considere as afirmativas a seguir a respeito do intérprete. Ele precisa. ? Ter um excelente conhecimento do par linguístico com o qual trabalha. ? Ter habilidade para transferir uma mensagem na língua fonte para a língua alvo sem influência da língua fonte. ? Buscar conhecimentos específicos para compreender o conteúdo de uma mensagem que está sendo interpretada. Tais afirmativas referem-se à
Uma função fonológica na língua de Sinais pode ser observada na análise de pares mínimos quando apenas uma unidade implica mudança de significado. São exemplos de pares mínimos em Libras:
Em Libras, como nas línguas orais, o sentido de uma frase pode ser modificado em função de um único sinal. Por exemplo, um sinal pode significar um verbo ou um substantivo. Assinale a alternativa que apresenta duas palavras que possuem o mesmo sinal, seja para o verbo seja para o substantivo.
A partir de um ano da publicação deste Decreto, as instituições federais de ensino da educação básica e da educação superior devem incluir, em seus quadros, em todos os níveis, etapas e modalidades, o tradutor e intérprete de LIBRAS - Língua Portuguesa, para viabilizar o acesso à comunicação, à informação e à educação de alunos surdos. (Capítulo V, Art. 21 do Decreto 5626/05) De acordo com a referência citada, considere as afirmativas a seguir. I.O tradutor/intérprete deverá atuar nos processos seletivos para cursos nas instituições de ensino. II.O tradutor/intérprete deverá atuar como apoio ao docente na tradução das avaliações orais. III.O tradutor/intérprete atuará nas salas de aula para viabilizar o acesso dos alunos ao conhecimento e conteúdos curriculares, em todas as atividades didáticopedagógicas. IV.O tradutor/intérprete atuará no apoio à acessibilidade aos servidores e às atividadesfim da instituição de ensino V.O tradutor/intérprete atuará em parceria com todos os profissionais da instituição em atividades internas e externas a fim de viabilizar a interação entre ouvintes e surdos. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
A primeira escola de surdos no Brasil, já recebeu vários nomes ao longo de sua existência, atualmente esta importante instituição, referência na área da surdez, é denominada como: