Leia o texto a seguir para responder à questão.
Em relação à estrutura textual, o conteúdo informativo expresso no terceiro parágrafo possui como correferente o termo “o dado”, no quarto parágrafo, o que caracteriza um processo de coesão
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No trecho “Crianças com menos de 16 anos trabalhando na rua não é brincadeira”, o efeito de sentido foi construído explorando, principalmente, o recurso da
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Nas citações diretas do discurso da socióloga e secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti), Isa Oliveira, no sétimo parágrafo, há o predomínio do registro de uma linguagem
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Quanto à finalidade, o texto objetiva
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No terceiro parágrafo, que trata dos dados do censo do IBGE sobre o trabalho infantil na faixa etária dos 5 aos 9 anos, a relação estabelecida entre os resultados da pesquisa de 2015 e os que poderão ser mostrados na próxima é de:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Com relação ao gênero, o texto apresenta características que o classificam como
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Da leitura do texto, pressupõe-se que:
Leia o texto a seguir para responder à questão.
O texto apresenta uma série de argumentos e informações em defesa de uma tese. A tese defendida é a de que
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No terceiro parágrafo, no trecho “Em 2015, ano da última pesquisa do IBGE, quase 80 mil crianças nessa faixa etária estavam trabalhando e, nas próximas pesquisas, quando elas estiverem mais velhas, também podem promover o aumento do número de adolescentes que trabalham.", as flexões verbais indicam em relação aos eventos descritos, respectivamente,
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No trecho “Se educação é um direito de toda criança, denunciar a exploração da mão de obra infantil é seu dever.", a conjunção que introduz a oração em destaque exprime uma ideia de