As ideias de Henri Fayol (1841-1925) foram expostas no seu livro intitulado Shop Management.
Funções organizacionais são as tarefas especializadas que as pessoas e os grupos executam para que a organização consiga realizar seus objetivos.
Um fator determinante para o crescimento e o desenvolvimento da Abordagem Humanista na Administração foi à rejeição da visão extremamente mecanicista dos funcionários, defendida pela abordagem clássica.
As organizações podem ser consideradas sistemas planejados que procuram manter suas estruturas internas através do estabelecimento de padrões formais de comportamento, de acordo com regras e normas que constituem a base para a integração organizacional.
A função controle é um processo, pois se refere a uma série de etapas que buscam assegurar que a organização alcance seus objetivos.
Projetos são empreendimentos temporários que fogem da rotina das atividades funcionais de uma organização, que podem se repetir, mas que, cada vez, resultam em um produto ou esforço diferente dos anteriores.
As decisões governamentais, no plano interno ou externo, obrigam os gestores a programar mudanças, de modo a adaptar as organizações aos novos condicionantes, sob pena do desaparecimento delas.
O Engenheiro de Minas Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro a propor a organização da empresa por funções.
Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos.
A missão da organização aponta sua razão de existir, é essencial e importante; logo toda organização possui uma missão.
A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.
Toda organização possui fluxos de comunicações descendentes (aquelas que fluem de cima para baixo), ascendentes (aquelas que fluem de baixo para cima) e laterais (aquelas que fluem no sentido horizontal).
É mais comum encontrar em uma organização estruturada por funções a presença das funções logísticas, patrimoniais, materiais e individuais.
Um dos grandes idealizadores e disseminadores das práticas de aprendizagem organizacional foi Henry Mintzberg (1939).
A doutrina do interesse do acionista propõe que as empresas tenham, primordialmente, obrigações com seus acionistas, tendo o compromisso de maximizar o lucro.