Analise as informações que se apresentam abaixo.
1) Na educação escolar brasileira, não se costuma enfatizar a contribuição de mulheres que se destacaram em várias áreas.
2) Diversos profissionais, de várias áreas do saber, têm-se engajado na luta por mais representatividade das mulheres.
3) A obra “Extraordinárias mulheres" representa um esforço de pesquisa aprofundada, que envolveu, inclusive, a análise de documentos antigos.
4) Como as autoras da obra “Extraordinárias mulheres" pretendem denunciar os maus-tratos sofridos pelas mulheres, ao longo da História, a obra tem como público-alvo os adultos, de ambos os sexos.
Estão em consonância com as informações do Texto 1:
No que se refere à conjugação de alguns verbos irregulares da língua portuguesa, analise os enunciados abaixo.
1) Não podemos negar que muitas mulheres interviram na história do nosso país.
2) Quando toda mulher vir a ser reconhecida, certamente o mundo será melhor.
3) No rol das mulheres extraordinárias, espero que caibam muitas outras mulheres.
4) Os livros de História contém muitas injustiças em relação às mulheres.
Está(ão) correta(s):
Acerca da proposta temática do Texto 1, é correto afirmar que ela:
Observe o cumprimento das normas de regência, no seguinte trecho do Texto 1:
As normas de regência também estão cumpridas em:
Analise as relações de sentido apresentadas a seguir.
1) O trecho: “um dos primeiros romances de autoria feminina" significa “um dos primeiros romances escritos por uma mulher".
2) O trecho: “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes se repete em diversas áreas" é o mesmo que “O apagamento de brasileiras responsáveis por contribuições importantes recorre em várias áreas".
3) São equivalentes semanticamente os seguintes trechos: “Outras obras que têm o propósito de resgatar a biografia de mulheres" e “Outras obras que têm a finalidade de recuperar a biografia de mulheres".
4) A expressão destacada no trecho: “Entraram para a seleção as que representaram um marco, um divisor de águas em suas respectivas áreas" corresponde semanticamente a “empecilho", “óbice".
Estão corretas:
Para compreendermos o Texto 2, temos que perceber que o trecho final (“A vida vai exigir de nós equilíbrio, esforço, graça e encanto.") é:
Releia o seguinte trecho: “Nessas aulas, porém, os alunos ouvem falar pouco ou nada da ativista de ascendência indígena Madalena Caramuru, que viveu no século XVI" (1º §). Com o termo destacado, a autora pretendeu:
Considerando diversos aspectos formais da nossa gramática, analise as proposições
1) Assim como em “extraordinárias", também se grafam com “x" as palavras: “extender" e “explêndido".
2) Assim como em “extraordiárias", também devem receber acento gráfico as palavras “peremptório" e “moratória".
3) No trecho: “O contexto é a reivindicação de representatividade que tem sido pautada por feministas e profissionais das artes, da ciência, da tecnologia, entre outros campos.", as vírgulas são facultativas, já que são marcas estilísticas.
4) O termo “público-alvo" exemplifica casos em que o adjetivo (“alvo") não se flexiona no plural. Assim, o plural desse termo é “públicos-alvo".
Estão corretas:
“Apesar da vocação educativa explícita, seu público-alvo transcende uma faixa etária específica”. Neste trecho do Texto 1, evidencia-se uma relação semântica de:
Assinale a alternativa na qual o emprego do sinal indicativo de crase está correto.