A dimensão essencial do desenho contingencial de cargos que está relacionada com o trabalho integral, global e com significado para o colaborador e que permite identificar os resultados de seus esforços é a dimensão denominada:
O método tradicional de avaliação de desempenho que elimina a superficialidade, a generalização e a subjetividade e que consiste em avaliar o desempenho dos servidores por meio de um bloco de frases descritivas que focalizam determinado aspecto do comportamento, em que o avaliador escolherá as frases em cada bloco que mais representa o desempenho do servidor avaliado, é o denominado:
O tipo de mudança de comportamento adquirido por meio do treinamento e que é necessário para que o servidor se torne apto para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas é o denominado:
O método tradicional de avaliação de desempenho que se baseia nas características externas que representam desempenhos altamente positivos ou altamente negativos é o método denominado:
As organizações são definidas como grupos estruturados de pessoas que se formam em torno de tarefas específicas e buscam o alcance de objetivos determinados, tendo por base a distribuição de autoridade e responsabilidade. O conceito básico relacionado ao comportamento em grupo que diz respeito ao conjunto de padrões comportamentais esperados ou atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em um grupo referese ao conceito de:
A direção é a função administrativa responsável pela coordenação da ação dos indivíduos na organização. A percepção que ocorre quando a direção da organização forma uma opinião geral sobre um colaborador, baseada apenas em uma característica do indivíduo, como aparência física, gênero ou disposição para fazer algo, é denominada:
Na formação de equipes e trabalhos em grupos, o ajuste do comportamento individual, de forma a se alinhar com as normas do grupo, refere-se ao conceito de:
O modelo de desenho de cargos que é mutável, em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa, e que tem por base as cinco dimensões essenciais (variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com a tarefa e retroação) denomina-se modelo: