A denominada Nova história, particularmente desenvolvida a partir de meados do século XX, incorporou novos objetivos, novos problemas e novas perspectivas ao “ofício do historiador”, para usar a conhecida expressão de Marc Bloch. Entre os aspectos mais definidores dessa Nova história, está o permanente diálogo entre a história e as demais ciências sociais. Nesse sentido, é correto afirmar que ela estimula
No Brasil, a República nasceu de um golpe de Estado, comandado pelo Exército, em 15 de novembro de 1889. Pode‐se afirmar que suas primeiras décadas (Primeira República ou “República Velha”, entre 1889 e 1930) corresponderam a uma realidade que, sob vários aspectos, negava a própria essência de um regime republicano (“coisa pública”). Foi característica marcante desse período o(a)
A Antiguidade Clássica exerceu notável influência na configuração histórica da denominada civilização ocidental. Entre seus maiores legados, pode(m) ser enfatizada(s) a(s)
A história surgiu como ciência ao longo do século XIX. Contudo, foi no transcurso do século XX que ela se aprimorou e incorporou avanços teóricos e metodológicos. Um marco desse processo de transformação dos estudos históricos foi a criação, em 1929, de uma revista francesa cuja influência se estendeu nas décadas seguintes, atingindo várias partes do mundo. Nascia ali um movimento de renovação historiográfica conhecido como Escola
A chegada dos europeus ao território que seria futuramente denominado de Brasil integra o processo de expansão comercial e marítima iniciado entre fins da Baixa Idade Média e início da Idade Moderna (séculos XV e XVI). Em linhas gerais, a colonização do Brasil, conduzida por Portugal, assentou‐se sobre alguns fundamentos, entre os quais assinala‐se
Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu sob um regime de exceção, comandado por generais. Em dezembro de 1968, o regime militar tomou uma decisão que, no dizer de um historiador e jornalista, tornava a ditadura “escancarada”. Era o(a)
Sobretudo a partir da Idade Moderna, chegando à contemporaneidade, a história da Europa e da América é indissociável da história da África. Relativamente ao tema, assinale a alternativa correta.
Independentemente das opções teórico‐metodológicas, há consenso em torno de elementos fundamentais para que a história ocorra, condição essencial para que o conhecimento histórico seja produzido. Esses elementos indispensáveis à história são
O trabalho com documentos históricos de variada natureza em sala de aula pode trazer resultados muito positivos para a formação do aluno, sobretudo porque esse tipo de atividade
O Brasil ficou independente de Portugal em 1822, tornando‐se um Estado nacional monárquico, uma exceção nas Américas. O cenário apresentado pelo País, ao longo do século XIX, apresentava, em geral, o seguinte quadro:
Com o fim do regime militar, em 1985, era instaurada a Nova República, assinalando o reencontro do País com a democracia, cujo marco jurídico‐político definidor foi o(a)
Ele viveu e testemunhou dois grandes conflitos na história grega antiga: as Guerras Médias e a Guerra do Peloponeso. Foi o primeiro a produzir uma narrativa histórica em que os deuses não eram protagonistas. Por isso, Cícero o chamou de“Pai da História”. Trata‐se de
Nas condições do mundo contemporâneo, o saber histórico em sala de aula requer que o professor, além do razoável domínio dos conteúdos a serem ministrados, tenha a sensibilidade e disponha das condições necessárias para oferecer aos seus alunos um material didático‐pedagógico diversificado e o apoio de outras áreas do conhecimento. Assim, uma aula de história mais interessante e educativa poderia envolver o(a)
Entre 1946 e 1964, o Brasil conheceu uma experiência democrática, ainda que dentro de determinados limites e sujeita a diversas crises políticas. Entre as crises pelas quais passou o País nesse período, uma chama a atenção por seu desfecho dramático, que foi o(a)
Visigodos, ostrogodos, vândalos, saxões e tribos germânicas são alguns dos povos que, penetrando sobre os escombros do Império Romano, na Alta Idade Média, deram origem