No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
As palavras "países" e "ciência" são acentuadas graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica – a que se refere às vogais tônicas provenientes de hiato.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
O ponto e vírgula após "eles" (linha 11) está empregado em uma enumeração.
Julgue o próximo item, no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
"a discriminação racial assume muitas formas, que às vezes são extremamente brutais, enquanto em outras são ocultas e dissimuladas" (linhas 23 e 24): a discriminação racial é por vezes muito variada, no entanto brutal, oculta quando não dissimulada
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Na linha 10, o emprego do acento indicativo de crase em "às sociedades" justifica‐se pela regência do termo "ameaças" e pela presença do artigo definido feminino plural que se antepõe a "sociedades".
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Na linha 10, a forma verbal "se deslocam" está flexionada na terceira pessoa do plural porque concorda com o termo antecedente "países".
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
"embora tenha havido" (linha 5) por apesar de ter havido
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A forma verbal "há" (linha 6) está flexionada na terceira pessoa do singular porque concorda com o núcleo do sujeito da oração, o vocábulo "muito".
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.
“que", em “que reconhece" (linha 3), por onde
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Solicita‐se, na oportunidade, o encaminhamento do Relatório de Fiscalização n.º 00231/CRESS‐PR, que segue anexo a este documento, à Comissão de Orientação e Fiscalização‐COFI para análise e pronunciamento.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Segundo a diretora‐geral da UNESCO, a ideologia racista é fruto da ignorância.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
A vírgula empregada após "Apartheid" (linha 17) separa oração de sentido explicativo.
Julgue o seguinte item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial.
Segue, em anexo, para a devida apreciação da Comissão de Orientação e Fiscalização‐COFI, os resultados das fiscalizações realizadas no Instituto de Serviço Social XYZ pela Comissão Técnica de Fiscalização.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
No texto, estruturado em forma dissertativa, o autor expressa seu ponto de vista particular em relação aos direitos humanos.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item a seguir.
Na linha 16, a forma verbal "carregassem" poderia ser correta e coerentemente substituída por carregavam, dado o emprego do modo indicativo na oração "que restringia".
Julgue o próximo item, no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
"É por isso que a ideologia racista somente pode ser combatida de forma consistente com as armas da mente." (linhas 25 e 26): Por essa razão, somente se pode combater a ideologia racista, de forma consistente, com as armas da mente.