Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
Na décima estrofe, a palavra “mais” intensifica o sentido da forma verbal “faz”.
Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
No último verso do poema, observa-se um fenômeno denominado silepse – que ocorre em frases como O povo brasileiro
somo patriotas –, uma vez que a concordância verbal se faz com uma ideia e não com o sujeito da oração, que, no caso, é o
termo “essa voz"
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Sendo o trecho “Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício” (linhas 6 e 7) uma oração subordinada adjetiva, é correto afirmar que a autora subverte as regras de pontuação prescritas pela gramática ao isolar, com ponto final, tal trecho do termo ao qual ele se subordina.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho apresentado, fica evidente a postura combativa adotada na prosa de Clarice Lispector, enquadrada como literatura feminista, uma vez que nesse trecho o homem é apresentado como um inimigo, um entrave à liberdade da narradora.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
A palavra “língua”, empregada diversas vezes no texto, é um exemplo de palavra polissêmica.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
Predomina no texto a função referencial da linguagem, o que é evidenciado pelo emprego preponderante de palavras em sentido denotativo.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
No último parágrafo do texto, faz-se presente, ainda que por meio da negação, uma das teses do Naturalismo, a de que o homem é produto do meio.
Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
O fato de o poema não ter sido construído em terceira pessoa, assim como sua extensão, permitem que ele seja classificado como um poema épico.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Por sua característica dialógica e por seu conteúdo, o excerto de texto poderia compor uma carta pessoal.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho “E a dor, silêncio” (linha 8) é uma frase composta pela coordenação de dois substantivos.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
No texto, o sentido da palavra “todo” em “todo membro da espécie humana” (linha 20) equivale a cada.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
Nas formas verbais “abençoou” (linha 9) e “desabotoou” (linha 25), observa-se um hiato, de modo que cada uma das letras ‘o’ dessas palavras pertence a uma sílaba distinta dessas palavras.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
A substituição de “dele” (linha 2) por sua prejudicaria a coesão do texto, por resultar em ambiguidade no que concerne ao referente do pronome.
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Na quarta estrofe, a letra ‘s’ em “mas” representa, dada a sua posição silábica nessa palavra, o fonema /s/. Entretanto, no contexto em que ocorre no terceiro verso da quarta estrofe, essa letra é pronunciada como /z/.