Quanto ao gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos, julgue os próximos itens.
Uma parte essencial no projeto é o gerenciamento do
recurso humano, que é considerado limitado. Em virtude
disso, o PMBOK define cinco processos que estabelecem
os tipos de profissionais, a hierarquia e a função de cada
um deles dentro do projeto antes e durante a execução.
Esses processos são: planejamento de recursos
humanos; contrato ou mobilização da equipe do projeto;
desenvolvimento da equipe do projeto; e gerenciamento
da equipe de projeto.
Quanto ao gerenciamento de escopo, tempo, custos e recursos humanos alocados em projetos, julgue os próximos itens.
Segundo o PMI, existem dez áreas de conhecimento envolvidas na gestão de projetos. Uma dessas áreas é o gerenciamento do tempo, que assegura que tudo o que foi estipulado no projeto seja entregue e não haja muitas mudanças durante a execução.
Acerca dos conceitos de projeto, programa e processo, julgue os itens subsecutivos.
Segundo o PMBOK (Guide to the Project Management
Body of Knowledge), para que os projetos avancem do
início à conclusão, é necessário o cumprimento de
cinco processos de gerenciamento, que são:
iniciação; planejamento; execução; comunicação; e
encerramento.
Acerca dos conceitos de projeto, programa e processo, julgue os itens subsecutivos.
Entende-se por projeto o esforço temporário para criar um serviço, produto ou resultado exclusivo. Desse modo, o programa seria a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.
Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir.
O gerente do projeto deve ter conhecimento gerencial e organizacional. Desse modo, o gerente tem que ter a capacidade de mediar conflitos, estabelecer uma comunicação clara com a equipe de trabalho e ter o plano de gerenciamento de riscos em mãos para “minimizar o imprevisível” no projeto e manter a equipe focada na solução do problema.
Em relação a noções de análise de risco, julgue os itens a seguir.
No escopo são definidos alguns riscos aos quais estará sujeito o projeto. Nesse sentido, o gerenciamento de risco trata de avaliar e identificar os possíveis fatores que podem causar o atraso de um projeto, sendo importante no processo de execução e encerramento.