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Acerca de compras, julgue o item.

O perfil do bom comprador refere-se a alguém experiente, com boas qualificações para conduzir eficazmente suas compras, que demonstre conhecimentos amplos a respeito das características dos produtos e dos processos. Embora não conheça as fases de fabricação dos itens e não discuta em igual nível de conhecimento com os fornecedores, ele deverá ouvir atentamente os argumentos do vendedor e refutá-los com sua opinião.

Acerca de compras, julgue o item.

A função de compras apresenta diferentes fases. Quatro etapas básicas do processo de compras são: solicitação de compras; coleta de preços; pedido de compra; e acompanhamento de compras.

Acerca de compras no setor público, julgue o item subsecutivo.

Nas organizações do setor público ou de economias mistas, as compras são regidas por legislação específica. Os instrumentos de destaque são a concorrência pública, a tomada de preços e a carta-convite, sendo que, na tomada de preços, um número limitado de proponentes é convidado a apresentar propostas nos termos de um edital.

Julgue o item seguinte acerca de gestão patrimonial.

Gerir o patrimônio de uma organização é gerir seu ativo e seu passivo. Edifícios, instalações, equipamentos e veículos estão incluídos nos ativos imobilizados, ao passo que os estoques – de matérias-primas, produtos em processo e acabados – fazem parte do ativo realizável.

Julgue o item subsequente com relação à gestão de estoques.

Nível de serviço ou nível de atendimento é o indicador de quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações dos usuários. O nível de serviço é mensurado pela razão entre o número de dias do período em estudo e o giro.

Acerca de compras, julgue o item.

O perfil do comprador pode ser descrito segundo a ótica de diversos cargos envolvidos na função de compra: chefe de compras; comprador de materiais diversos; comprador técnico; comprador de matéria-prima; auxiliar de compras; e acompanhador de compras. Nesse sentido, as funções do comprador técnico referem-se a acompanhar, documentar e fiscalizar as encomendas realizadas, observando os respectivos prazos de entrega, e efetuar cancelamentos, modificações e pequenas compras conforme determinação da chefia.

No que diz respeito à armazenagem de materiais, julgue o item subsequente.

Definido, de maneira simples, como sendo o arranjo de homens, máquinas e materiais, o leiaute é a integração do fluxo típico de materiais e da operação dos equipamentos de movimentação, combinados com as características que conferem maior produtividade ao elemento humano para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia e rendimento.

No que se refere à armazenagem de materiais, julgue o item.

O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, entre as características da modalidade de transporte dutoviário, visualiza-se uma demora no transporte superior à dos transportes aeroviário, ferroviário e rodoviário e, ainda, um baixo custo para longas distâncias.

Considerando esse caso hipotético, julgue o item a seguir com base na classificação ABC.

A curva ABC permite identificar os itens que justifiquem atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC por meio da ordenação dos itens conforme sua importância relativa.

Julgue o item subsequente com relação à gestão de estoques.

O inventário físico consiste na contagem física dos itens de estoque. Assim, no caso de uma empresa que tenha estoque de 10.000 itens diferentes, cujo inventário do ano anterior contenha, em média, quinze unidades de cada item e, ainda, supondo-se que uma pessoa possa contar, em média, oitenta itens por minuto, então a quantidade necessária de pessoas para contar todos os itens em dois dias de trabalho (dia de trabalho de oito horas) será igual a duas pessoas.

No que diz respeito à armazenagem de materiais, julgue o item subsequente.

As técnicas mais comuns para estocagem de materiais podem ser assim generalizadas: caixas – são adequadas para itens de pequenas dimensões, construídas pela própria empresa ou adquiridas no mercado em dimensões padronizadas; prateleiras – são construídas especialmente para acomodar peças longas e estreitas, como tubos, vergalhões, barras, tiras etc.; racks – constituem uma variante na armazenagem de caixas e certos produtos, diminuindo a necessidade de divisões nas prateleiras ou formando uma espécie de prateleira por si só; e empilhamento – em madeira ou perfis metálicos, destina-se a peças maiores ou para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas.

No que se refere à armazenagem de materiais, julgue o item.


O desempenho operacional dos diversos modais de transporte é distinto. Assim, o transporte hidroviário tem como características um tempo médio de entrega inferior ao do transporte ferroviário e um custo mais elevado que o da ferrovia.

Julgue o item subsequente com relação à gestão de estoques.

O giro de estoques mede quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque se renovou ou girou, ou seja, pode ser calculado pela razão entre o valor de itens com registros corretos e o valor total de itens.

Acerca de compras, julgue o item.

No processo de seleção prévia e cadastro de fornecedores, vários aspectos são observados, como, por exemplo, certidões negativas para a documentação fiscal e trabalhista do proponente, capacidade financeira do fornecedor para levar adiante o pedido, incluindo-se capital de giro, liquidez, pendências com credores, rentabilidade, grau de endividamento e giro de estoque.

Acerca de compras no setor público, julgue o item subsecutivo.

A empresa licitante coloca à disposição dos interessados o edital, em que são detalhados os pré-requisitos legais, financeiros e técnicos a serem atendidos pelos proponentes. Em geral, os editais especificam que as propostas devem apresentar envelopes com a demonstração do atendimento dos pré-requisitos legais, com a proposta técnica e com a proposta financeira.

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