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Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, extraído dos Parâmetros Curriculares de Geografia para o Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: "Muitos são os fenômenos naturais que despertam interesse e curiosidade dos alunos pelos processos e tempos da natureza. O estudo do vulcanismo, dos ' terremotos, com suas consequências muitas vezes catastróficas para a sociedade, poderá ser explorado como detonador de uma discussão dos processos que originaram as diferentes formas de relevo. Quase sempre esses fenômenos de grande impacto são a maneira mais favorável de introduzir temáticas da natureza. É essencial que o professor possa fazê-los compreender que existem leis naturais que regulam esses fenômenos. Ele pode explicar alguns desses fenômenos que ficaram marcados na História, a exemplo do ocorrido em Pompéia e Herculano, na da antiguidade. Pode relativizar com eventos atuais, como a cidade de ________________, na Califórnia, Estados Unidos, situada em uma linha de _________________ que a coloca em permanente risco de uma catástrofe.

No campo de interesse do aluno, em Geografia, podem surgir muitos temas, quase sempre colocados pela mídia. Entre eles, os dos grandes conflitos políticos e sociais. As guerras separatistas na I uta pela redefinição de fronteiras territoriais ou soberanias ou autonomias nacionais. Dificilmente o aluno poderia ter uma compreensão exata sobre o assunto sem a explicação sobre o processo de construção desses territórios ao longo da História, como seus diferentes povos se apropriaram deles para definir a configuração das fronteiras em conflito. Mais uma vez a Geografia e a História interagem como condição necessária para que o aluno tenha uma visão crítica dos conflitos e:

De acordo com o artigo 11 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96), os municípios incumbir-se-ão de:

I - Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do seu sistema de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

II - Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

III - Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

IV - Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

V - Assumir o transporte escolar de todos os alunos do município.

Das afirmativas acima, estão corretas apenas:

O ensino de Geografia pode levar os alunos a compreender de forma mais ou menos ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente e prepositiva. Para tanto, porém, é preciso que eles adquiram conhecimentos, , dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo do conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações, de modo que possam não apenas compreender as relações socioculturais e o funcionamento da natureza às quais historicamente pertence, mas também conhecer e saber utilizar uma forma singular de pensar sobre a realidade: _________________________________.

A cartografia no ensino de Geografia obteve recentemente grandes avanços teóricos e metodológicos. Dentro da perspectiva de uma Geografia tradicional e positivista, a cartografia significava muito mais uma técnica da representação voltada para a leitura e a explicação do espaço geográfico onde o leitor comportava-se como sujeito. Atualmente, comprometida com as novas correntes do pensamento de uma Geografia da percepção e fenomenológica, o aluno passou a ser orientado a desenvolver uma consciência crítica em relação ao mapeamento que estará realizando em sala de aula. Isso significa dizer que existe sempre uma perspectiva subjetiva na escolha do fato a ser cartografado, marcado por um juízo de valor. O aluno deixou de ser visto como um mapeador mecânico, para ser um mapeador consciente e de um leitor _____________________.

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