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Analise este fragmento textual, extraído de Koch (2004, p. 103): “os interactantes põem em ação um conjunto de estratégias de construção de sentido, entre as quais se contam as estratégias textual-interativas, que têm como objetivos, entre outros, facilitar a compreensão, introduzir esclarecimentos [...] modalizar aquilo que é dito ou, por vezes, refletir sobre a própria enunciação. Desta forma, podem-se considerar três conjuntos dessas estratégias: as formulativas, as metaformulativas e as metadiscursivas". Com base nesses aspectos, assinale a alternativa cujo conteúdo caracteriza as estratégias metadiscursivas.

Quanto aos valores e às atitudes subjacentes às práticas de linguagem, o preconceito linguístico vai de encontro:

Em uma sala de aula de Língua Portuguesa, o estudo das relações de coordenação e subordinação baseado na tradição escolar, ou seja, na gramática normativa, opõe-se a que tipo de prática didático-pedagógica?

De acordo com os PCN, “é possível desenvolver um trabalho que permita ao aluno descobrir o funcionamento do sistema grafo-fonêmico da língua e as convenções ortográficas, analisando as relações entre a fala e a escrita, as restrições que o contexto impõe ao emprego das letras, os aspectos morfossintáticos, tratando a ortografia como porta de entrada para uma reflexão a respeito da língua, particularmente, da modalidade escrita" (BRASIL, 1998, p. 85). Assim, uma das implicações para que os alunos sejam exitosos nesse tipo de prática de análise linguística é:

Este excerto, retirado dos PCN (1998, p. 7), expõe uma das capacidades que os alunos devem desenvolver e que constituem os objetivos do ensino fundamental: “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais". Com base em Bagno (1999, p. 7), especificamente na “mitologia do preconceito linguístico", a que mito a capacidade retrocitada, contida nos PCN, se contrapõe?

Com sustentação na teoria dos gêneros textuais (BAKHTIN, 1997, p. 279), constante dos PCN (BRASIL, 1998, p. 21), analise as definições seguintes e marque a opção correta.

I. O conteúdo temático é a “estrutura particular dos textos pertencentes ao gênero".

II. A construção composicional define-se como aquilo “que é ou pode tornar-se dizível por meio do gênero".

III. O estilo são “configurações específicas das unidades de linguagem derivadas, sobretudo, da posição enunciativa do locutor; conjuntos particulares de sequências que compõem o texto etc.".

De fato, há diferentes tipos de gramática. Observe-se este conceito de gramática: “Para ele (Halliday), uma gramática [...] é essencialmente uma gramática 'natural', no sentido de que tudo nela pode ser explicado, em última instância, com referência a como a língua é usada. Seus objetivos são, realmente, os usos da língua, já que são estes que, através das gerações, têm dado forma ao sistema" (NEVES, 1997, p. 62). Tal conceito caracteriza a gramática:

Com vistas à relevância e à seleção dos conteúdos utilizados no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, deve-se levar em conta o seguinte:

Nem todos os textos são autoexplicativos; muitas vezes, o aluno deve preencher algumas lacunas com os seus conhecimentos prévios. Por esse motivo, o uso de textos que não se alinham a seu contexto sociocultural, apesar da globalização e do fácil acesso a informações, pode apresentar obstáculos, como é o caso de textos cujo teor se baseie, por exemplo, em culturas exóticas, como a japonesa e a hindu. Desse modo, a seleção de textos que têm maior proximidade com seu contexto sociocultural:

Assinale a asserção que contraria o disposto no trecho em relevo deste fragmento de Oliveira et al (2003, p. 107): “Pesquisa realizada por Neves (1991, p. 45-48) aponta algumas conclusões com base na discussão sobre o ensino da gramática na escola, a saber: [...] os professores verificam que essa gramática 'não está servindo para nada'; apesar disso, os professores mantêm as aulas sistemáticas de gramática como um ritual imprescindível à legitimação de seu papel" (grifo da banca elaboradora).

Para Antunes (2003, p. 79-83), o ensino de leitura apresenta implicações pedagógicas; ela afirma que o professor de Língua Portuguesa deve, por exemplo, promover “uma leitura do todo". O que isso significa dizer?

Cada item desta questão apresenta a definição de substantivo. Aponte aquela que se distancia mais dos postulados da gramática tradicional.

Com relação às expectativas de um professor de Língua Portuguesa em uma atividade de produção de um texto escrito, ele deve imprimir no aluno a capacidade de:

Com referência aos critérios de avaliação constantes dos PCN, qual é a assertiva INCORRETA?

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