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Com base no contexto em que foi escrito, pode-se recuperar o texto, logo existe nele intenção e interação, e isso faz do texto discurso, “como produto acabado de uma ação discursiva" (KOCH, 2004, XII), definido por Maingueneau (2000, p. 43) como a “atividade de sujeitos inscritos em contextos determinados". Acima, vê-se uma situação de comunicação em que um falante concebe o referente “drogas" como substância entorpecente, e o seu ouvinte, como algo sem valor, insignificante, neste caso uma gíria. Esta charge, lida por um lusófono que desconhece o Brasil e seus problemas, um macaísta (de Macau), por exemplo, não teria a devida compreensão. Esse “desacordo de significação" deve-se a quê?

O ensino de conteúdos relacionados à morfossintaxe baseado somente na gramática tradicional e normativa apresenta certos obstáculos para a devida aprendizagem, uma vez que a maioria dos gramáticos ignora, por exemplo, a existência de algumas orações subordinadas por não as incluírem no rol dessas orações. Que alternativa apresenta um exemplo desse tipo de oração?

Considerando este fragmento de Possenti (1997, p. 110) – “Os dialetos de uma determinada língua e as línguas faladas por povos de menor prestígio não são inerentemente inferiores e, portanto, não são nem pobres, do ponto de vista de sua organização estrutural, nem indicadores de pobreza mental de seus falantes", que princípio se coaduna efetivamente com tal assertiva?

Entre as características seguintes apenas uma vincula-se aos gêneros textuais, e as outras, aos tipos textuais. Assinale a característica relacionada aos gêneros textuais.

No tocante à organização do aprendizado na disciplina de Língua Portuguesa, no terceiro e no quarto ciclo do ensino fundamental, o requisito básico é:

Ao fazer, por exemplo, a apresentação oral para a realização de um trabalho em equipe, considerando-se o processo de produção de textos orais em sala de aula de Língua Portuguesa, entre outras capacidades, qual se espera do aluno?

Observe esta atividade: “ 1. O programa 'Fala, maluco', de uma rádio paulistana, promoveu um concurso de gírias para premiar autores de frases curiosas produzidas no linguajar dos jovens e das ruas. Leia, a seguir, as frases premiadas e transcreva-as na variedade culta. a) 'Maior corre no meu trampo hoje, mas firmão. Vou colar na minha goma, bater uma xepa e mandar um salve pra galera da minha área'. b) 'Aê, tô zarpando fora que fiquei de cruzar com uns camaradas pra colar num pico classe A'. c) 'Aê, Tuquinha, se liga, lagarto, que eu vou marcar uma mão pra você devolver minha lupa'"
(https://drive.google.com/file/d/0B4JDc6xNduXcMFkxU0pjcXNn bzg/view. Acesso em 15/09/17).

Esse tipo de tarefa relaciona-se predominantemente a que proposta de atividade apresentada pelos PCN?

Com relação às práticas didático-normativo-tradicionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998, p. 18) apresentam críticas negativas ao ensino tradicional. Especificamente quanto ao ensino e à aprendizagem da sintaxe, principalmente no nível interfrástico, qual crítica negativa relaciona-se intrinsecamente a esse tipo de situação de sala de aula de Língua Portuguesa?

A valorização das variedades linguísticas constitui um dos “valores e atitudes subjacentes às práticas de linguagem" (BRASIL, 1998, p. 64). Isso implica a proposta de incorporar a língua falada às aulas de gramática. Que argumento se incompatibiliza com a efetivação de tal proposta?

Na primeira série do terceiro ciclo do ensino fundamental, no que se refere às atividades de produção de textos, deve-se priorizar a criação de textos baseados na tipologia de base:

A elaboração dos PCN EXCLUI qual objetivo?

Cabe ao professor, em sua mediação no trabalho com a linguagem, na disciplina de Língua Portuguesa:

Nos PCN, há sugestões didáticas de diferentes tipos de leitura com o intuito de formar leitores. Qual trecho caracteriza a leitura colaborativa?

A articulação entre o sistema fonológico e o gráfico constitui um dos grandes desafios para os professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Na imagem acima, vê-se um exemplo da interferência da modalidade falada da língua na escrita. Primeiramente, existe a forma verbal “tá" e, depois, os substantivos “pêxe" e “quêjo".

Tais fenômenos classificam-se, respectivamente, como:

Em uma sala de aula da primeira série do terceiro ciclo, o sexto ano do ensino fundamental, em uma atividade de compreensão escrita, coloca-se para os alunos este trecho de um conhecidíssimo conto de fadas: “Era uma vez, uma linda princesa chamada Branca de Neve. [...] (Branca de Neve e o príncipe) eram observados pela malvada madrasta de Branca de Neve, a Rainha" (http://disneyjunior.disney.com.br/a-historiade-branca-de-neve. Acesso em 15/09/17). Com base nesse excerto e em uma das estratégias de leitura, os alunos devem deduzir, por meio de alguns termos constantes desse fragmento, que, possivelmente, a mãe de Branca de Neve morrera e que esta era filha de um rei. Esse tipo de estratégia usada para se desenvolver a compreensão leitora é denominado:

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