As possibilidades educacionais que o esporte oferece para o desenvolvimento de uma série de conteúdos nas aulas de Educação Física podem ser categorizadas de acordo Machado; Galatti; Paes (2014) em três grandes eixos. Assinale abaixo o item que corresponde aos eixos e suas respectivas características.
A. Eixo técnico-tático
B. Eixo histórico-cultural
C. Eixo socioeducativo
(1) Corresponde aos princípios, valores e modos de comportamento; troca de papéis e altruísmo; coeducação, autonomia e analogias entre o que ocorre no âmbito esportivo e o contexto da vida.
(2) Corresponde aos aspectos históricos e ao conhecimento da evolução dos esportes; principais atletas e recordes; diferentes possibilidades de prática e curiosidades.
(3) Corresponde aos fundamentos técnicos; sistemas de jogo; métodos de ensino, aprendizagem e treinamento; preparação física; planejamento e organização de treinos.
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem, segundo Darido (2003), esteve vinculada, historicamente, à realização de testes das capacidades físicas na escola, com o interesse de selecionar os mais habilidosos. No entanto, com a inserção de novas propostas metodológicas para o ensino da Educação Física, a avaliação passou a incluir instrumentos de avaliação que não tinham por objetivo somente mensurar as capacidades físicas. Sobre a utilização da avaliação nas aulas de Educação Física, assinale a alternativa correta.
De acordo com Moura (2012), ao realizar uma análise no campo da Educação Física no que se refere à perspectiva cultural, o autor identificou três matrizes teóricas distintas que associam o termo cultura ao campo pedagógico da Educação Física. Assinale a sequência correta que apresenta as três matrizes teóricas da perspectiva cultural na Educação Física.