Quanto à questão da variação linguística, é incorreto afirmar que:
A questão de uma prova, por óbvio, é um texto, e a sua compreensão é imprescindível para a sua resposta. Examine este quesito extraído de Moretto (2001): “Dê sua opinião: o que você faria para acabar com a situação da seca no Nordeste?”. Segundo esse autor, a resposta a essa questão foi a seguinte: “Nada, absolutamente nada, pois não gosto de nordestino e quero que todo mundo se lasque”. Com base unicamente nesse enunciado e nas estratégias de textualização, é correto afirmar que:
A tradição gramatical está estritamente ligada à concepção de que ela representa a arte de escrever com elegância e principalmente correção, apresentando um aspecto predominantemente prescritivo. Um dos grandes marcos para a sedimentação de tal conceito foi:
Com relação ao texto acima, é explícita a abordagem de um problema mundial. De acordo com os PCN, especificamente com os temas transversais, elegeram-se, com base nos preceitos constitucionais, princípios que norteiam a educação escolar. O problema mencionado no texto está relacionado a qual desses princípios?
Nos PCN, com relação à prática de produção de textos escritos, existem orientações acerca desse conteúdo, entre as quais a “utilização de mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto, desenvolvendo diferentes critérios: [...] de propriedade dos recursos linguísticos (repetição, retomadas, anáforas, conectivos) na expressão da relação entre constituintes do texto”. Quanto ao uso dos conectivos e a relação semântica existente entre os enunciados, inexistindo conectivos explícitos, considerando a necessidade de o professor transmitir tais conteúdos sem que o aluno precise memorizar um sem-número de conjunções, é exato afirmar que, em “Lado a lado, os dois grupos não se misturavam. Cada um sabia exatamente seu lugar” (l. 06), um aluno do nono ano deve ser conduzido a compreender que, entre esses dois períodos, se detecta a relação semântica de:
Considerando “a avaliação na prática educativa”, analise as assertivas seguintes e marque a alternativa correta.
I - Deve-se compreender a avaliação como um conjunto de ações organizadas a fim de se obterem informações acerca do que o
aluno aprendeu, de como esse aprendizado se deu e em que condições.
II - O processo de avaliação do aluno tem de acontecer durante todo o processo de ensino e de aprendizagem, não deve restringirse
a momentos específicos, ao final das etapas do ano letivo, por exemplo.
III - A avaliação tem de funcionar apenas como um meio de fazer que o docente analise, de modo crítico, sua prática educativa.
Considerando-se a significação e o contexto em que as práticas sociodiscursivas têm lugar e o fato de que “os homens e as mulheres interagem pela linguagem tanto numa conversa informal, entre amigos, ou na redação de uma carta pessoal, quanto na produção de uma crônica, uma novela, um poema, um relatório profissional” e de que “cada uma dessas práticas se diferencia historicamente e depende das condições da situação comunicativa, nestas incluídas as características sociais dos envolvidos na interlocução”, observe o trecho seguinte: “DECRETO-LEI Nº 2.805, DE 22 DE NOVEMBRO DE 1940, institui uma comissão para promover a ereção do monumento ao Duque de Caxias, na Capital do Estado de São Paulo” (http://www2.camara.leg.br, acesso em 10.03.16). Que opção se refere às condições de uso da língua com base nas características mencionadas?
Há muito tempo, busca-se, na sala de aula, o ensino de língua portuguesa
com base na variação linguística, a pluralidade dos falares, especialmente após a
criação dos PCN. A imagem ao lado (“Todas as línguas do Brasil") retrata um
mito, segundo Bagno (2002: 15), de que:
Para a compreensão efetiva desse quadrinho por parte de um aluno do
Ensino Fundamental II, na tentativa de levá-lo a captar a sua comicidade,
primeiramente, é relevante salientar que as duas personagens são loiras; em
seguida, deve-se considerar a fala de cada personagem: “Sabia que é preciso
3 ovelhas para fazer uma camisola?"; “Eu nem sabia que elas tricotavam!". É
imperioso que se lance mão de dois aspectos determinantes para ele alcançar
essa efetiva compreensão, ou seja, a significação e o contexto. Para atingir
esse objetivo, o aluno tem de:
O contexto em que ocorre a cena descrita pela autora expõe o contraste entre dois grupos sociais que apresentam características bem distintas (“massa escura” versus “crianças brancas”). Tal distinção é um dos condicionantes de que tipo de variação?
Com base nas estratégias de desenvolvimento da leitura e da compreensão de textos, apresentar apenas o lide (“Parada em um sinal de trânsito, uma cena capturou minha atenção e me fez pensar como, ao longo da vida, a segregação da sociedade brasileira nos bestializa”) aos alunos poderia ser utilizado como uma atividade de:
De acordo com a “definição de critérios para avaliação da aprendizagem”, a capacidade de “redigir textos na modalidade escrita nos gêneros previstos para o ciclo, considerando as especificidades das condições de produção” deve ser avaliada, buscando-se que o aluno:
Os gêneros textuais, citados nos PCN, com base na teoria de Bakhtin (1992), caracterizam-se por três elementos. Associe cada
elemento a sua definição e assinale a opção que traz a sequência correta, de cima para baixo.
Conduzir o aluno à compreensão efetiva da distinção entre subordinação e coordenação requer as bases
de uma gramática mais contextualizada, em que se observam e analisam, com mais detalhes, as relações
semânticas entre os enunciados. Com base na imagem ao lado, as estratégias docentes devem levar o aluno
a entender que o elo semântico entre essas duas orações:
Perini (1997) aponta que “o ensino de gramática tem três defeitos, que o inutilizam enquanto
disciplina: primeiro, seus objetivos estão mal colocados; segundo, a metodologia adotada é
seriamente inadequada; e, terceiro, a própria matéria carece de organização lógica". Na figura ao
lado, há um diálogo entre a professora (“Agora eu vou ensinar as novas regras gramaticais.") e o
aluno (“Mas, professora, eu ainda não sei nem as antigas."). Essa situação constitui um exemplo
bem específico de um desses defeitos. Com base nisso, assinale a asserção correta.