As obras de Helio Oiticica permeiam a “interação e sensorialidade”. Diante das alternativas abaixo listadas, quais outras características também apresentam obras com essas peculiaridades?
Há denominações utilizadas para categorizar manifestações artísticas, algumas podem ser também Eruditas e Populares.
Marque a opção em que a categoria está associada corretamente de acordo com as ilustrações.
É possível afirmar que essencialmente a função da Arte perpassa pela:
Observe as imagens e assinale o que elas têm em comum.
O Centro Cultural UNIFOR está com a exposição Estrutura Cor Corpo com obras do artista Helio Oiticica. Pelas informações apresentadas no texto, podemos concluir que um dos estilos artísticos desenvolvidos por Helio Oiticica foi o:
A produção cultural das comunidades, suas manifestações e expressões artísticas podem ser denominadas de:
Um passo importante para o ensino da música nas escolas foi dado com a Lei 11.769 de 2008. A Educação Musical deve estar presente no cotidiano da escola, promovendo o acesso a grupos sociais diferenciados, desenvolvendo habilidades e competências de apreciação, valorização e criação artística na linguagem da música. A Lei:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Arte, sobre os critérios de avaliação, é correto afirmar que:
Na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) encontrase o ensino de Arte. Essa área do conhecimento apresenta as capacidades de representação e comunicação. Nesse sentido, os PCN analisam as implicações da relação entre os elementos ressaltando duas grandes áreas:
De acordo com o PCN Arte (1998), há uma linguagem artística que “promove oportunidades para que adolescentes e adultos conheçam, observem e confrontem diferentes culturas em diferentes momentos históricos, operando com um modo coletivo de produção de arte. Ao buscar soluções criativas e imaginativas (...) os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano.”. Essa linguagem artística, portanto, recria a realidade, narra fatos. Marque a linguagem a que se refere o texto.
Observe as figuras abaixo:
Todas essas ilustrações retratam a personagem Iracema do romance de José de Alencar. As esculturas são produções artísticas de
diversos autores. Marque a opção que corresponde aos autores de cada uma dessas esculturas representadas.
Para desenvolver competências e habilidades nos alunos no âmbito da linguagem da Música, deve-se levar em conta a percepção e a vivência dos parâmetros musicais adequadamente. Assinale a alternativa que corresponde ao parâmetro musical e sua aplicação correta.
O trabalho pedagógico com Arte-educação orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (1998) e amplamente difundido no Brasil pela pesquisadora Ana Mae Barbosa denomina-se:
A arte tem muitas funções na vida do ser humano. Ela emociona, diverte, informa e instrui. Podemos dizer que ela expressa o
sentir da humanidade. O que é correto afirmar?
I) Para um artista se utilizar de recursos para a produção de Arte é possível expressar as suas ideias e sentimentos sem destruir a
natureza. Desse modo, a Arte tem também uma função ambiental.
II) As manifestações culturais mostram a identidade e os costumes de um povo ou classe social, elas representam o imaginário da
humanidade.
III) A Arte enquanto linguagem ultrapassa a função da simples comunicação, pois transmite sentimentos e informações que
transformam as ideias, os sentimentos e as informações já existentes, influenciando modos e atitudes.
São competências e habilidades a serem desenvolvidas com o ensino de Arte no Fundamental II, segundo as Expectativas de Aprendizagem da SME, relacionadas à linguagem visual: