Com relação ao texto, analisar os itens abaixo:
I - Depois de entender que determinado barulho é apenas
repetição, o cérebro humano consegue dar menos
atenção a esse som.
II - O sistema automático de filtragem sensorial do cérebro
torna possível deixar de prestar atenção em algo para
focar em outra coisa.
III - O estudo indica que pessoas mais criativas
conseguem escolher quando dedicar mais ou menos
atenção a distrações externas.
Está(ão) CORRETO(S ):
Conforme as normas de acentuação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (---) Mêses. (---) Heróico. (---) Itálico. (---) Feiúra.
Com relação à tonicidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Proparoxítona. (2) Oxítona. (3) Paroxítona. (---) Álbum. (---) Rubrica. (---) Lâmpada.
Considerando-se as normas vigentes de acentuação, assinalar a alternativa INCORRETA:
Em relação ao emprego dos porquês, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª de forma a preencher as lacunas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) porquê (2) por quê (3) porque (4) por que (---) Alguém explicou ________ deu errado? (---) Nunca lhe perguntei o ________ daquela decisão. (---) Não entendo ________, mas fico feliz.
Assinalar a alternativa que apresenta palavras antônimas:
Com relação à regência, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Ele é natural ___ Bragança, por isso é fanático ___ história.
Considerando-se a palavra sublinhada no trecho “A partir do segundo tom, porém, o cérebro percebe que é tudo a mesma coisa...”, assinalar a alternativa que apresenta a classificação CORRETA:
Com relação aos dígrafos, analisar os itens abaixo: I - “gu” é um dígrafo em “Guarda”. II - “tr” é um dígrafo em “Transporte”. III - “sc” é um dígrafo em “Crescer”. Está(ão) CORRETO(S):
Quanto à ortografia, assinalar a alternativa INCORRETA:
No primeiro parágrafo, ao se substituir a palavra “participantes” na frase em que está inserida pelo singular “participante”, quantas outras alterações (não se contando a palavra substituída nem a palavra que preenche a lacuna) seriam necessárias para que não houvesse incorreção?
Assinalar a alternativa que apresenta um sinônimo de “dedicar” segundo seu sentido no texto: